Que patologias virão?

Que patologias virão?

As patologias que nos acometem têm muitas origens. Há as congênitas, para as quais não temos muito que fazer para nos livrarmos delas, porque nós as herdamos dos nossos pais e para a felicidade de uns e infelicidade de outros a evolução da medicina ainda não permite escolhermos nossos pais. É possível que, se o mundo continuar evoluindo com a rapidez que o fez nos últimos cinquenta  anos, poderemos chegar a isso, isto é, o futuro chegar antes do presente e até do passado! Parece conversa de bêbado e de louco, mas muitos já disseram que ainda não usamos quase nada da capacidade de nossa mente! Seriam os bêbados e os loucos? Bem! Deixemos  os pensamentos filosóficos para outra ocasião e vamos nos ater ao mundo atual ! Vamos tratar de outros tipos de doenças!  Com apenas três palavras vou abranger uma quantidade enorme de outras doenças:  “doenças por excesso” !  A lista destas doenças é enorme!  Vamos enumerar algumas delas, as mais conhecidas pelos médicos e pelas pessoas leigas:  doenças por excesso de peso, pelas drogas, por exercícios repetitivos, por trabalho em má postura, por  alcoolismo, por  excesso de uso  da visão, da mente,  da musculatura em geral,  doenças provocadas por excesso de preocupação que levam ao estresse, por excesso de açúcar, de sal, de vitaminas, de gorduras, etc.  etc..  Não vamos tratar cada uma delas individualmente, porque para cada uma delas caberia um tratado de medicina. Queremos apenas lembrar que são patologias muito conhecidas e estão presentes abundantemente no nosso meio!  Sabemos como é difícil ficar livre das drogas, do excesso de peso e de todas as outras doenças citadas!

      Citei as patologias acima apenas como sinal de alerta, mas hoje eu vou tratar de uma  patologia que está dominando grande parte da população, principalmente a juventude e deverá trazer graves consequências para essas pessoas daqui a vinte ou trinta anos! A patologia atual é a Compulsão pelas pequenas máquinas tipo celular, Ipads, Ipeds, Ipods, tablets e outras mais!  A humanidade, em  grande quantidade, está totalmente dominada por essas pequenas máquinas! Dificilmente vemos um jovem lendo um livro, uma revista, um jornal!  Quase todos estão escravizados  por uma dessas pequenas máquinas!  Não tenho receio de dizer que a maioria dessas pessoas já sofre da conhecida Compulsão! O jovem de hoje não consegue ficar cinco minutos longe de sua “maquina”,  conversando com seu pai, sua mãe, seus irmãos ou com alguns amigos! A Patologia é real e tomou conta da juventude!  Isto já é  um fato conhecido por muitos médicos e psicólogos! O que ainda não se conhece é qual  será o futuro dessas pessoas daqui a trinta, quarenta anos!  Estarão trabalhando tranquilamente cuidando de suas famílias, como um bom pai, uma boa mãe, estarão cuidando de seus negócios? Estarão dirigindo os seus automóveis, atravessando as ruas a pé sem nenhuma companhia, sem nenhum cão guia, ou estarão acompanhados desses fiéis companheiros, ou  internados em um nosocômio? Estarão trabalhando em fábricas e escritórios, usando de todos os seus músculos e nervos, com toda a liberdade de ação, ou estarão com o corpo aprisionado em um colete ortopédico, com suportes ortopédicos nos punhos e nas mãos  ou a uma cadeira de rodas elétrica com o mínimo  conforto que ela poderá lhe dar?

     Que nome daremos a essa e a  outras doenças que certamente aparecerão? Dependendo da sequela, cada uma receberá um nome, mas para adiantarmos o futuro como vimos no início desta crônica, vamos chamá-las de “Síndrome  das pequenas máquinas”, para não deixarmos  as pessoas com medo do futuro que já chegou!

Nelson Jacintho é médico e escritor. É presidente da Academia Ribeirãopretana de Letras.

Compartilhar: