São João

São João

 

    Vem aí mais uma festa junina! Dia 23 de junho, véspera do  dia de São João! A noite de 23 para 24 de junho é muito comemorada na Europa, na Austrália, nas Américas, principalmente  no  Brasil, com mais ênfase no nordeste brasileiro.

  (Jornalistas de Brasília dizem que na semana de São João, a cidade para porque os políticos do nordeste vão comemorar as festas de São João e levam os amigos de outros Estados).

     A festa de São João teve origem na Europa quando os lavradores comemoravam a chegada do solstício no hemisfério norte. (verão, calor tão esperado na Europa!)

    As fogueiras  tiveram início  nessas comemorações. Comidas e costumes do setor rural apareciam em abundância. As cantigas e danças ao redor das fogueiras tiveram total apoio no mundo inteiro. Gente de roça com as fantasias de todos os dias e gente da cidade fantasiada como se fosse da roça.

   A festa teve origem pagã e apareceu antes do Cristianismo e do próprio São João. A Igreja Católica a adotou e a incentiva no mundo todo! São Lucas em seus evangelhos nos conta que João nasceu em junho, dois anos antes do nascimento de Cristo e morreu com 28 anos. João Batista foi o anunciador de Cristo! Foi o seu precursor!  Foi a pessoa mais chegada à Cristo durante a sua vida. Morreu decapitado por mando do rei Herodes, porque  denunciou  Herodes por ter sequestrado a cunhada Herodíades e viver como esposo dela.  Lembram-se  da história de Salomé, filha de Herodíades  que dançou e encantou Herodes? Lembram-se que foi ela que pediu a cabeça de João Batista em uma bandeja a pedido da mãe?

  Bem, chega de tragédia. Vamos falar dos folguedos atuais das festas juninas! Santo Antônio, São João, São Pedro e São Paulo são os grandes homenageados! Quem não participou de uma festa junina? Quem não tomou  quentão feito na hora e mantido quente na chapa do fogão a lenha, vinho quente com maçã, amendoim, pipoca, pé de moleque! Quem não viu a elevação do mastro com a figura desses santos? Quem não dançou ao redor da fogueira?  Alguns “malucos” de antigamente tiravam os sapatos e passavam andando sobre as brasas das fogueiras. Lenda?  Não senhores! Na minha infância tive oportunidade de ver essa “loucura”. (Não nos esqueçamos que naquela época muitas pessoas da roça andavam descalças e a pele dos pés era uma verdadeira couraça. Além de tudo, como são divertidos os casamentos de mentirinha e a dança das quadrilhas!

  Como Santo Antônio é considerado o santo casamenteiro, São João é considerado o santo festeiro!

  No Brasil esse santo é tão querido que existem 50 municípios que levam o  nome de São João, treze somente em Minas Gerais! Em Portugal há 32 freguesias com o nome de São João!

  Viva São João!

Compartilhar: