Século XXI, século do estresse

Século XXI, século do estresse

Século XXI, século do estresse

 

Estamos no século do estresse! No século da correria, da afobação,do medo,  da corrida desenfreada pelo dinheiro e pelo poder. Estresse é um estado  que afeta o corpo e a almas  de muitas maneiras.  Poderíamos falar de uma maneira bem simples que estresse é o aumento da  adrenalina e do cortisol que estão sendo jogados em nossa circulação à medida que ficamos mais agitados, apressados, nervosos. São Paulo sempre foi considerada a cidade de pessoas mais estressadas do Brasil. Ela perdeu a corrida. Disparadamente, hoje a cidade mais estressada do país é Brasília. Por que? Porque é a sede do poder, do comando do país! Ouvi dizer que até  os animais de Brasília, como os cães, os gatos, os pássaros e até os peixes do lago Paranoá vivem estressados. Contou-me um amigo que há alguns anos os pássaros cantavam mais alegremente e mais demoradamente! Os peixes passeavam  junto às margens do Paranoá como se estivessem passeando sofregamente, recebendo sobre o corpo os maravilhosos raios de sol. Não tinham pressa! Não tinham medo das pessoas que por lá passavam!

Hoje, os pássaros economizam o canto e os peixes, a sofreguidão! Sinais de estresse nesses pequenos animais. Para eles, a população não presta atenção porque nem nela presta. As pessoas vivem correndo de um lado para outro desenfreadamente como um cavalo de corrida que perdeu o jóquei  e corre entre os  outros sem saber por quê e para quê! Pessoas não se cumprimentam, não se conhecem, não têm interesse de conversar ou, por outro lado, falam tanto que deixam o ambiente sobrecarregado!  Os ônibus e metrôs vivem apinhados de pessoas que não se conhecem, apesar de muitas serem vizinhas de apartamentos de um mesmo prédio!

  Vamos falar sucintamente alguns dos sintomas do estresse, além dos que já dissemos.  Nervosismo, impaciência, dor de cabeça, falta de concentração, queda de cabelos, ataques de reações alérgicas, dificuldade de raciocinar, de decidir, diminuição do autocontrole, crises de raiva, facilidade de contrair doenças como viroses e outras, tendência a beber mais do que o habitual, reclamar por fatos de pouco importância, ficar desesperado por saber tudo o que as redes sociais apresentam nos faces , whats  up e outras maneiras de comunicação etc.

Para você combater o estresse, em primeiro lugar você deve admitir que você está estressado! Se você não admitir isso, dificilmente vai curar-se do estresse! Em segundo lugar é saber que você não é dono do mundo e não vai resolver todos os problemas dele! Em terceiro lugar conscientizar-se  que você é um, único e não dez!

Para o tratamento deve-se observar todos os fatos acima e procurar viver dentro dos limites normais da vida. Férias, passeios, praticar esportes como nadar, correr, jogar, dançar, ler, escrever, mesmo que não seja para ninguém, estudar, não levar trabalho para casa, não dormir tarde demais, principalmente neste horário perverso de verão, nem dormir muito cedo, porque a insônia da madrugada nos traz muitas apreensões, não comer  e beber demais, principalmente em festas de amigos, quando estes nos estimulam a fazer isso!

   Como vimos, o estresse, além de ser uma doença pode nos levar a outras doenças como hipertensão, infartos do miocárdio, acidentes vasculares cerebrais, levarmos a desentendimentos dentro e fora da família!

Pense nisso! A vida é muito boa se procurarmos levá-la sem atropelos!

Compartilhar: