Segredos da vida longa

Segredos da vida longa

       A vida das pessoas está aumentando! A medicina está conseguindo que nós, meros mortais, continuemos vivos por mais alguns anos! Os antibióticos, as vitaminas, os sais minerais e tantos outros produtos estão colaborando com essa longevidade!  Os exames mais aperfeiçoados pelas pesquisas médicas, muito colaboram para isso! Os diagnósticos precoces ajudam combater as doenças com mais eficácia.   A boa alimentação e o hábito da prática de exercícios são fatores que muito contribuem para a longevidade.

   Isso é bom?

   Isso é ruim?

  - Claro que é bom, dizem os otimistas, principalmente aqueles que apesar de idosos continuam com boa saúde!

  -  Não é tão bom assim, dizem os pessimistas, principalmente aqueles que têm doenças crônicas, que os impedem de gozar a vida!

   Claro que é difícil interpretar o pensamento de cada um! Cada um sente dentro do seu coração, a vantagem ou desvantagem de estar vivo!

É comum ouvirmos no consultório a alegria do paciente idoso que vive bem, e a tristeza daquele que está se arrastando pela vida! Alguns chegam a dizer que estão vivendo demais! Além dessa queixa dos pacientes é comum sentirmos o incômodo em muitas famílias que têm pacientes comatosos em casa ou nos hospitais, que apesar de estarem em estado vegetativo, não param de respirar! Nesses casos, presume-se que os pacientes estão sofrendo menos do que a família!

   -  O que fazer para viver mais e melhor, poderiam perguntar os ansiosos pela vida longa? Ter vida longa é viver bem ou mal por muitos anos  ou viver nos extremos enquanto viver? A vida deve ser medida em anos ou em momentos de felicidade, embora passageiros? A vida acaba? Não acaba? Para muitos ela continua após a morte!

  Muitos "sábios" costumam fazer  presságios bons e maus para satisfazerem seu ego e impressionar bem ou mal, as pessoas! Nesses presságios estão as "verdades" para uma vida longa e feliz ou infeliz. Os horóscopos são fantásticos para quem acredita neles!

  Alguns médicos e alguns filósofos, muitos, mais filósofos do que médicos e outros, mais médicos do que filósofos, costumam apresentar suas teorias para o bem e para o mal viver!  Elas, em geral, são apresentadas como  "teorias do pouco e do muito"  

  Vamos apresentá-las resumidamente:

a)      Comer pouco, mastigar devagar, engordar pouco, preocupar-se pouco, ter poucas ambições, ter pouco trabalho dentro de casa se trabalha fora, ter poucos filhos, ter uma família somente se for casado, uma namorada só se for solteiro, praticar esportes sem exagero, gastar as energias que lhe restam do trabalho na prática do amor-sexo, apenas dentro de casa com a mulher que ama. Sexo faz parte do amor e assim será eterno! Estes são apenas alguns exemplos dos muitos que há por aí!

b)      Divertir-se muito, comer do bom e do melhor, ter poucos filhos, amar à vontade, ter tantas namoradas quantas aparecerem,  beber tudo o que puder,  gastar as sobras em viagens, participar de todas as festas que aparecerem, não perder nenhuma oportunidade na vida, porque a vida não deve ser medida pelos anos e sim pelos divertimentos, não se preocupar com dívidas e  cobranças, sejam elas por quaisquer motivos, porque  a vida é  uma só.

   Sabemos que a vida é uma só, com toda certeza, e a queremos da melhor maneira possível, embora cada um a veja por seu ponto de vista!

   Enfim, falando sério: a vida longa depende apenas de dois fatores, o genético, que nós herdamos dos pais e a conduta diária de cada um! Saber viver é um segredo! Há pessoas que demoram a acreditar nisso!

  

 

 

 

Compartilhar: