Um frio diferente

Um frio diferente

 

     Estamos no inverno! Tenho a impressão de que ele chegou furioso!

“Ribeirão Preto não faz frio”. Esta é a frase que ouvimos anualmente! Neste ano de 2017 ele chegou! Chegou fazendo as velhinhas enrolarem-se nos seus chalés e os velhos torcerem sua barba. Na verdade, todo mundo está encorujado! Logo pela manhã vemos nossos conterrâneos encasacados com roupas de lã e de couro! “Que frio esquisito”! Disse-me uma paciente hoje pela manhã, no consultório. “ Não costumo vestir roupa de lã, mas hoje não teve jeito de livrar-me dela”!

  Realmente estamos curtindo um “frio esquisito”, como me disse a paciente!

  Apesar de “esquisito”, temos condições de nos proteger desse frio  inesperado, com bebidas quentes, roupas mais grossas ou de lã, fogueiras, aquecedores etc. Além disso, como diz a crendice popular, deverá ir embora em poucos dias. Veio do sul, está passando pelo Estado de São Paulo e vai prosseguir viagem rumo ao norte. Ficaremos livres dele!

   Um frio que parece não passar nunca e afeta todo o Brasil e outros países é o criado em Brasília por   políticos e não políticos! É o frio da falta de confiança, nessas pessoas! Ninguém sabe quem fala sério ou fala “pelos narizes”, como se costuma dizer! Quem está com a razão, quem acusa ou é acusado? Acusações vão e vêm de um lado para outro sem parar! E o povo? “Ora o povo”, diria Rui Barbosa, se estivesse vivo!

  Muitos repórteres de jornais e televisão dizem que Brasília está fervendo! Será? Se Brasília está fervendo, as demais cidades do Brasil estão congeladas! Congeladas, não somente pelo frio, mas pela expectativa do que poderá vir a acontecer na nossa capital federal! A gangorra do cai, não cai, continua! O povo, que já caiu, não tem força para se levantar! O  desemprego aumentou, a compra de produtos de primeira necessidade diminuiu! O povo continua desarmado de poder aquisitivo e de vontade de combater a corrupção! Já se acostumou com ela? Não acredito nisso, mas não acho que quebradeiras de lojas resolvam alguma coisa! Não acredito, também que o nosso país vai  continuar “deitado eternamente em berço esplêndido”! Não incitamos revoltas, não incitamos guerra! Incitamos o povo a continuar a trabalhar! Cada pessoa em seu tipo de trabalho! Sabemos que a crise haverá de passar! Já não disseram que nada resiste ao trabalho? Vamos em frente! Com certeza ganharemos mais essa batalha!

Compartilhar: