A você professor

A você professor

 

          A vida é linda! Quem no mundo será capaz de contradizer essa frase, principalmente quando se tem oito anos de idade! O sol nasce sorridente, esquenta o nosso frio da manhã, acorda o nosso sono, abre o nosso sorriso e põe nossos pés em  condições de vivermos novas aventuras! A vida está à nossa porta, pronta para ser conquistada! A porta  que nos separa do mundo, é aberta!  É o caminho da escola! Nossos olhos e nossos ouvidos vão vendo e ouvindo tudo o que a vida tem para nos mostrar e nos dizer! O trem que apita na estação diz-nos  que vai partir em direção ao infinito, e nos dá o sinal de que a vida começou e é hora de agir e de participar! Nós partimos em direção à escola, o nosso grande infinito! O chão da estrada está úmido pelo sereno da noite, dando-nos a primeira lição do poder da natureza que nos envolve! As folhas das plantas que conseguiram segurar o orvalho mostram-nos as pérolas brilhantes ao sol da manhã! Os passarinhos, despertadores naturais do mundo  voam de árvore em árvore e não economizam suas gargantas soltando seus trinados para anunciar a chegada do dia e dizer que vale a pena viver! A brisa fresca da manhã lembra-nos de que estamos vivos e faz-nos passar as mãos sobre a pele dos antebraços nus, para espantarmos o frio!

        Lá vamos nós pela estrada afora em direção à escola, à procura do aprendizado, à procura do nosso pai terceirizado a que damos o nome de professor, junto com o sol, o orvalho das plantas, a brisa da manhã, o canto dos passarinhos e tudo o que há de belo no nosso pequeno mundo da infância! Caminhamos felizes e sorridentes ao encontro daquele grande amigo a quem vamos confiar a nossa vida! E como é bom confiar em alguém  além de nossos pais! E como é lindo entregarmos a nossa ignorância àquele que vai transformar a nossa vida! Como é lindo aprender a ler e a escrever! Como é lindo começarmos a abrir o nosso caminho em relação ao futuro, em dar os primeiros passos no caminho da sabedoria e da esperança! É nesse momento que a vida começa a nos mostrar o que o mundo tem de bom e de ruim! É nesse momento que começamos a conhecer o mundo e a nós mesmos! É nesse momento que começamos a conhecer o valor dos pais, dos irmãos, da família, do professor, esse cidadão desconhecido, que veio de não sei onde, simplesmente para mudar a nossa vida! É nesse momento que entendemos que daquela hora  em diante, não podemos mais viver sem ele! Ele penetra em nossa vida! Ele passa a fazer parte dela! Ele nunca mais será esquecido!

   Hoje, adulto e já considerado estar no rol dos idosos, ainda me lembro perfeitamente bem do primeiro contato que tive com a minha primeira professorinha no primeiro ano da escola! Lembro-me do sorriso franco e aberto e do abraço apertado em que deu em todos os meninos e meninas que adentraram na sala de aula! Foi o nosso primeiro e grande amor de nossa vida!

        Caros amigos que se dedicam ao ensino de crianças, adultos jovens e idosos. Quero deixar expresso e impresso o meu agradecimento e tomo a licença de falar em nome de todos que têm sede de aprender que vocês professores são as luminárias e os despertadores da alegria  do mundo! Sem vocês o mundo seria escuro e triste! Sem vocês o mundo seria estúpido, ignorante e acéfalo! Vocês são os artistas e artífices  que fazem as crianças sonharem! Que o sonho de cada criança seja o elixir da ação de cada professor! Que a vida renasça em cada ensinamento, em cada palavra, em cada exemplo dado por esse construtor do mundo que recebeu o nome de professor! Cumprimento-os pelo seu dia! Que vocês continuem em suas caminhadas. Vocês são os faróis do mundo!

 

 

 

                          

Compartilhar: