A LUTA DE CLASSES
Sobre a desigualdade.
A desigualdade é um problema muito debatido pela sociedade. Esse fenômeno diz sobre a diferença que as pessoas sofrem em relação a saúde, oportunidades, emprego, estudo e entre outros. Infelizmente, uma classe social sofre com discriminações que afetam os seus requisitos mínimos para uma vida saudável.
A luta de classes e o seu conceito.
A luta de classe, expressão criada pelo sociólogo Karl Marx, se refere ao confronto entre duas classes antagônicas que lutam por seus interesses. Para Marx, a sociedade é dividida em dois grandes grupos denominados burgueses e proletários. O primeiro é aquele detentor dos meios de produção, ou seja, possui indústrias, máquinas e fazendas. O segundo, infelizmente, não possui nada e por isso, apenas vende a sua própria força de trabalho para garantir a sua subsistência. Infelizmente, a classe favorecida domina a outra, causando uma relação desigual difícil de ser modificada.
Mais-valia.
A mais valia é o nome dado a diferença entre o valor produzido pelo trabalho e o valor pago ao trabalhador. É essa diferença, obtida através da exploração de alguém, que enriquece cada vez mais os burgueses. É extremamente injusto que o proletariado receba uma miséria por todo o seu esforço e o “patrão” torne-se mais rico, perpetuando a desigualdade social existente desde a antiguidade. Também, nos dias atuais, o cenário é bem parecido: indivíduos com carteira de trabalho e que recebem um salário mínimo, enquanto o chefe possui um lucro gigantesco por esse mesmo serviço prestado.
Luta de classes no nosso convívio.
Analogamente aos conceitos debatidos, vale ressaltar a luta de classes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST). Nesse caso, os trabalhadores do campo lutam contra os grandes latifundiários e especuladores para conquistarem o seu espaço no território brasileiro e acabar com a distribuição desigual de terra. A forma de atuação desse grupo se dá através de marchas e ocupações de espaços irregulares/ilegais. Além disso, podemos citar a luta dos negros contra o racismo, das mulheres contra o machismo e inúmeras outras.
Meritocracia como uma armadilha.
A meritocracia é uma corrente que afirma que as pessoas podem alcançar o que desejam exclusivamente por meio do esforço. No entanto, a desigualdade existente refuta essa assertiva, pois percebemos que a vida de um trabalhador é árdua, ou seja, com pouco ou nenhum tempo livre para dedicar-se aos estudos, cursos profissionalizantes, etc. Por isso, a ideia de meritocracia é falha, pois, a vida é uma loteria e geralmente, aquele que se destaca possui um “berço de ouro”. Porém, obviamente, há exceções. A excelente socióloga da Universidade de Londres Jo Littler cita que a ideia de meritocracia é utilizada para que um sistema social profundamente desigual pareça justo quando não o é.
Síntese
O conceito de luta de classes é essencial para o nosso desenvolvimento social. A desigualdade presente na nossa sociedade não surgiu na atualidade mas, sim, a muito tempo atrás. É necessário que compreendamos os assuntos relacionados à mais-valia, meritocracia e etc., pois esses assuntos, infelizmente, regem a nossa população. Antigamente, pessoas trabalhavam para subsistir e hoje em dia acontece a mesma coisa (indivíduos recebendo salários cada vez menores, preços das mercadorias cada vez mais altos, taxa de desemprego crescendo, etc.). Apesar de Karl Marx ser um sociólogo muito antigo (1818 - 1883), ele relatou problemas atuais e que devemos combater o mais rápido possível.
Laura Felix Da Silva, graduanda em Direito do Centro Universitário Moura Lacerda.
Referências
https://www.politize.com.br/mais-valia/#:~:text=O%20que%20%C3%A9%20a%20mais,quais%20ele%20n%C3%A3o%20%C3%A9%20remunerado < acesso no 21 de outubro de 2022 >
https://www.google.com/amp/s/m.brasilescola.uol.com.br/amp/sociologia/mst.htm < acesso no dia 21 de outubro de 2022 >
https://www.google.com/amp/s/www.todamateria.com.br/meritocracia/amp/ < acesso no dia 21 de outubro de 2022 >
https://www.google.com/amp/s/www.todamateria.com.br/luta-de-classes/amp/ < acesso no dia 21 de outubro de 2022 >
https://brasil.elpais.com/economia/2021-07-18/a-meritocracia-e-uma-armadilha.html < acesso no dia 27 de outubro de 2022 >