Os processos de inovação na gestão pública brasileira

Os processos de inovação na gestão pública brasileira

 

     Percebemos, no setor privado, que o conceito de inovação, sob uma visão capitalista contemporânea, diz respeito à vantagem competitiva de uma organização sobre suas concorrentes, de modo a criar ou aprimorar ferramentas que possam impulsionar a lucratividade. 

 

     Sob tal perspectiva, a ideia de desenvolver novas ferramentas também pode ser aplicada ao setor público, contanto que a implementação dos novos processos e serviços no meio organizacional tenha como finalidade mudanças no ambiente econômico e melhorias na prestação de serviços ao cidadão.

 

    Os debates a respeito da inovação no setor público brasileiro trazem propostas referentes à mudança na resistência ligada ao ciclo eleitoral, de modo que este compreende a necessidade de resultados rápidos e visíveis em curtos períodos de tempo, o que pode desencorajar a adoção de práticas inovadoras, que muitas vezes necessitam de tempo para planejamento e avaliação adequados. Além de considerar possíveis reformas na gestão, a qual é, por vezes, descrita com um certo atraso, que pode ser causado pela burocracia e a rigidez dos processos . 

 

No entanto, é necessário sempre analisar as propostas para que estas não se insiram, como vêm acontecendo, em uma concepção gerencialista, de modo que exista uma tentativa de transportar os valores do setor empresarial para a administração pública. Nesse sentido, adequar a gestão pública em uma esfera restrita ao mercado competitivo, com, por exemplo, a conciliação de idéias de flexibilização e empowerment, pode ter como consequências efeitos negativos ligados à desconexão de valores entre esses setores. Logo, as novas tecnologias que vêm sendo aplicadas devem trabalhar sempre em favor dos direitos e interesses dos cidadãos, a partir de melhorias nos serviços públicos.

 

  

     No mais, as inovações no âmbito social contribuem efetivamente para a democratização das agendas públicas com a possibilidade de ampliação da cidadania e da facilidade de acesso a informações essenciais por mais cidadãos, favorecendo sua visibilidade e garantindo uma utilização das novas tecnologias por todas as camadas da sociedade, além de facilitar o engajamento cidadão com uma participação ativa na sociedade. Ainda, com a incidência dessas novidades sobre os processos políticos e administrativos, a participação popular tende a crescer, trazendo consigo a modernização e adaptação da gestão, com novas possibilidades e transformações positivas nos processos decisórios, tendo como exemplares a participação em processos de consulta pública e colaboração na co-criação de políticas e soluções.

 

     Como exemplos mais recentes da tentativa de adequação dos serviços estatais à perspectiva tecnológica atual, tem-se o desenvolvimento de aplicativos governamentais que facilitem diversos processos a serem executados pelos cidadãos. Dessa forma, as Plataformas de Participação Cidadã, com, por exemplo, o aplicativo “Meu INSS”, o qual configura-se como uma central de serviços do Instituto Nacional do Seguro Social, permite o acesso a informações, atendimentos, agendamentos e solicitações sobre sua aposentadoria, salário-maternidade, auxílio-doença, além da possibilidade de acessar o informe de rendimentos para a declaração do Imposto de Renda. Sob uma mesma análise, a inovação também  pode ser verificada em Aplicativos de Mobilidade Urbana, com o auxílio dos cidadãos na gestão do transporte público, fornecendo informações em tempo real sobre horários, itinerários, lotação de ônibus e rotas alternativas, ou de Saúde Pública, com o  oferecimento de recursos para promover a saúde e fornecer informações sobre doenças, vacinas, consultas médicas, localização de unidades de saúde, entre outros.

 

    Portanto, pode-se considerar a obsolescência das normas relacionadas à administração pública no Brasil, somada à falta de investimentos em ferramentas de tecnologias de informação que facilitem a gestão e à dificuldade de comunicação entre o Governo e o corpo social configuram desafios a serem enfrentados pela administração do país. Com a implementação de novos modelos de inovação e a melhor utilização da internet, por exemplo, como ferramenta de propagação de informações, a gestão dos setores públicos da sociedade tende a sofrer melhorias que influenciam diretamente no bem estar social,o que, como consequência, permitiria o aperfeiçoamento e a maior efetividade de serviços oferecidos pelo setor público, agregando melhorias à sociedade e, consequentemente, favorecendo a esfera econômica do país. 

 

REFERÊNCIAS

Por Pedro Roberto Jacobi < acesso no dia 13 de dezembro>

 

Thaís Mantovani Brizotti graduanda em Administração na FEA-RP

 

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