A despedida de quem nunca irá...

A despedida de quem nunca irá...

Por estes dias a educadora, referência mundial em alfabetização, Emília Ferreiro terminou sua jornada no plano terrestre. Essa despedida me fez pensar no impacto de sua vida nas demais vidas deste mundo. Que maravilhoso deve ser terminar uma trajetória de vida e ter suas ações e pensamentos eternizados pelo bem que promoveu e ainda promoverá naqueles que aprendem e naqueles que ensinam.

Emília Ferreiro se formou em psicologia pela Universidade de Buenos Aires, doutora pela Universidade de Genebra, onde estudou sob a orientação de Jean Piaget. Mas todos estes títulos só se tornaram realmente relevantes pois aquela que os tem os fez valer em suas ações, em sua empatia pelas crianças e por sua clareza na missão em alfabetizar como caminho de emancipação e transformação social.

Uma das frases que mais me encanta na educadora é: Por trás da mão que pega o lápis, dos olhos que olham, dos ouvidos que que escutam, há uma criança que pensa”

A dignidade que Emília Ferreiro trouxe para a criança foi um princípio que hoje norteia a educação afetiva, assertiva, enfim positiva.  Educar com respeito e compreensão das etapas do desenvolvimento específico de uma criança, traz um olhar claro sobre o entendimento de que a criança não é um miniadulto.

Hoje temos a neurociência nos conduzindo para práticas educacionais muito mais conscientes. Sabemos que cada etapa da vida de uma criança é uma enorme janela de oportunidades que se abrirá de acordo com a condução dos adultos. Como deixaremos esta luz adentrar dependerá da do esforço coletivo da humanidade. Pois como dizia esta incrível educadora, a alfabetização não é um produto escolar, é um objeto cultural que cumpre diversas funções de existência!

 

Compartilhar: