Para Educar... com delicadezas e singelezas.

Para Educar... com delicadezas e singelezas.

Apresentação da autora e do perfil do blog. 

Empatia, palavra importante que na verdade é mais que palavra ou conceito é uma habilidade! Começo este texto me apresentando, afinal, talvez não haja possibilidade de empatia entre o leitor e o escritor, se aquele que lê sentir-se distante demais daquele que escreve. 

Meu nome é comprido, Patricia Rachel Pisani Manzoli, e como diria um professor que conheci na época do mestrado na Unesp: Seu nome é macarrônico!!! Disse isso depois de errar cinco vezes o meu nome para emissão de um certificado!

Sou do mundo da educação, por escolha e por herança de família.  Filha e sobrinha de educadoras que estão nesta estrada há muitos anos, fui pelo mesmo caminho e há 21 anos atuo como professora. Já estive na Educação Básica desde a Educação Infantil até Ensino Médio, fui coordenadora pedagógica por 10 anos e há 15 anos estou como docente universitária atuando prioritariamente nos cursos de pedagogia e psicologia.

Tudo isso diz o que faço mas o que mais me define por completo é minha família. Sou mãe de dois meninos, Bernardo (1º filho) e Arthur (2º filho), casada com Cassiano, e juntos formamos a família que sempre sonhamos, buscamos e cultivamos. 

Sobre o blog Para Educar...nasceu em 2015 e hoje tenho a alegria de vê-lo hospedado na Revide,  revista que faz parte da história desta cidade e por consequência parte da minha história por ser nascida em Ribeirão Preto.

O desejo que tenho com este espaço é profundo mas simples. Através da palavra compartilhar o conhecimento e indagações sobre tudo que for sutil, delicado, aparentemente singelo mas que faça a mais completa diferença para educar um ser humano.

O desenvolvimento infantil e juvenil é a palavra chave deste espaço e todo o conteúdo e conhecimento compartilhado a este respeito terá aqui tons de muito amor e cuidado.  

Carlos Drummond de Andrade possui uma poesia intitulada " Amar se aprende amando"; eu carrego esta frase em meu coração como máxima de vida. Isto porque acredito profundamente que o amor é um exercício diário e que fortalece a sua vida em todos os sentidos. As crianças são o maior exemplo , o maior reflexo disso. Elas captam o ambiente em que vivem de maneira muito sutil mas com um resultado impressionantemente eficaz.

Quando você pensa que uma criança está  alheia ao seu lado, na verdade ela está “distraidamente concentrada” em perceber o ambiente ao seu redor e a captar tudo à sua volta. Por isso ambientes de delicadeza geram delicadezas, cuidado gera cuidado e gentileza gera gentileza ,como já dizia o profeta!
Então sejam bem vindos ao Para Educar...

Compartilhar: