Compra de materiais escolares:   Uma lista de surpresa e oportunidades para educar a criança!

Compra de materiais escolares: Uma lista de surpresa e oportunidades para educar a criança!

Antes que as férias da criançada acabem é necessário planejar as contas da casa para o ano letivo, e fazer as compras de materiais escolares. Com certeza este é um mês de muitos gastos e levar as crianças junto para comprar materiais escolares pode parecer um risco. Mas não é! Como educadora e orientadora educacional posso garantir à vocês que há uma lista de benefícios em levarmos as crianças para fazer as compras dos seus materiais escolares.

Então aí vai a lista de benefícios.

Educação Financeira – não é tudo que a criança quer que podemos comprar, é importante aproveitar este momento para mostrar as diferenças de preço, ensinar o que é consumo consciente mostrando o que é realmente necessário ou não. Ensine que às vezes escolhemos os produtos mais baratos, mas outras vezes nem fazemos assim. Explique que também é importante analisarmos a qualidade e durabilidade dos produtos. Explique: Esse é um produto forte o outro é “fraquinho” parece que vai quebrar logo! Já esses outros produtos parecem ser iguais e ambos são de boa qualidade, mas um está mais barato do que outro, então temos que escolher o mais barato! Tudo isso pode ser ensinado desde muito pequenos, basta saber falar para começar a ensinar as coisas da vida! Adapte sua linguagem, dê exemplos fácies e próximos da realidade da criança.  Não subestime a capacidade de compreensão seu filho(a).

Responsabilidade com o material escolar – ao ajudar a escolher o próprio material a criança cria um senso maior de responsabilidade com ele. Mostre do que é feito o material, os cuidados que devemos ter para não rasgar ou quebrar, como utilizá-los e como guardar.

Pré-engajamento com  a escola – Este momento da compra de material escolar é trabalhoso para os pais mas com certeza é um parque de diversões para as crianças, afinal comprar massinha, canetinhas, lápis de cor é o paraíso infantil! Torne este momento alegre e vincule esta alegria à ida  para a escola, quantas coisas diferentes irá aprender! O que será que sua professora vai pedir para você fazer com este material? Desperte o vínculo afetivo da criança com a escola. Esse é um grande passo para a criança se envolver com o ambiente escolar e com os estudos.

Estímulo à criatividade -  A papelaria é um universo de oportunidades para ser criativo! Se você conseguir reutilizar alguns materiais dos anos anteriores, pode destinar um valor específico para que a criança compre alguns itens extras para brincar em casa.

Enfim você deve ter pensado em outros itens para compor os benefícios desta lista! Então coragem pois nem tudo são flores, pode haver birra em alguns momentos, mas é importante mostrar que você está querendo ajuda e que o material é dela (criança), portanto, precisamos fazer este momento dar certo! A cada ano você verá uma criança mais madura e com autocontrole emocional!

 

Compartilhar: