DÉFICIT DE NATUREZA, JÁ OUVIU FALAR?

DÉFICIT DE NATUREZA, JÁ OUVIU FALAR?

Déficit de Natureza é a ideia de que os seres humanos, especialmente as crianças, estão passando menos tempo ao ar livre, interagindo com o meio ambiente e com a cultura da localidade em que vivem. As rotinas familiares chegam a gerar a necessidade de que as crianças passem jornadas de  oito, até 10 horas em escolas, e esse tempo se amplia ainda mais se levarmos em consideração o deslocamento pelo trânsito dentro dos carros.

Ao chegar em casa, a sequência da rotina geralmente segue para banho, jantar, ver televisão, tablet ou celular e depois dormir para começar tudo de novo!

Infelizmente estamos lidando com situações graves em que as crianças não conhecem mais os desafios de subir e descer de uma árvore, se aproximar de um animal que não seja doméstico, sentir a chuva, o cheiro que exala das plantas. A criança deve ter a liberdade de circular pelos ambientes, poder explorar e aproximar-se de coisas que lhe despertem o interesse.

As crianças dos meios urbanos vivem cada vez mais sentadas nos sofás de suas residências, trancadas em seus quartos como se vivessem em uma eterna sala de espera aguardando a hora em que irão ser libertadas para serem realmente crianças . Adultos, mesmo sem perceber, ou desejar, sufocam a infância de seus filhos, considerando muitas vezes as inquietudes e curiosidades infantis inadequadas ou trabalhosas. Para que os pais continuem seus afazeres acabam por entregar seus filhos ao hipnotismo das telas planas.

A natureza não está longe de nós, não é preciso viajar para encontrá-la! Ela está na amoreira da praça do seu bairro, no parque da sua cidade, na trilha no meio da plantação da zona rural, no jardim da casa da avó. Ao privarmos as crianças deste contato, elas podem apresentar sintomas graves que segundo Richard Louv, autor do livro A Última Criança na Natureza, podem levar a um “transtorno” que prejudica a saúde causando problemas  físicos, como  obesidade, problemas mentais, como depressão, hiperatividade e deficit de atenção."

A origem da palavra natureza já nos dá a resposta, do Latim,  Natura, significado de qualidade essencial,  aquilo que nasce de uma ação, diz respeito à algo que é inerente à essência de um ser ou condição.

Compartilhar: