Dia dos iluminados

Dia dos iluminados

Dia 11 de agosto é comemorado no Brasil o dia nacional do estudante.

Quero ressaltar este dia para nos lembrarmos que, na história da educação o estudante foi visto e ainda é visto em muitas instituições e por muitos profissionais da educação como aquele que deveria ingressar na escola ou na faculdade apenas para ser preparado para o mercado de trabalho. Esta visão perdurou e perdura em algumas instituições ainda nos dias atuais.

Para aqueles que já superaram esta concepção entendem que estudar é um caminho contínuo que preparara para a vida em seus diversos âmbitos. A origem etimológica das palavras estudante e aluno demonstram esta diferença de visão. A palavra estudante tem origem no latim “studiosus”, que designava uma pessoa dedicada, aquele que gosta de algo, que é zeloso, já a palavra aluno possui origem em “alumnu”.  Perceba que essa palavra possui o prefixo -a- no sentido de negação  se traduzindo em ser “sem luz”. Isso mesmo, você deve estar surpreso, mas o aluno era visto como aquele que não tinha a luz do conhecimento e que precisava ser iluminado.  

Ao longo da história muitas questões e discussões  foram nos levando a uma nova forma de conceber do papel do estudante.  No século XXI entendemos ou deveríamos entender que o aluno, o estudante, não pode mais ser tratado como ser desprovido de iluminação. O mundo atual requer de todos nós, pais e professores, tratar a criança e o jovem  como sujeito histórico, aquele que traz consigo experiências e saberes prévios que contribuem para a construção de vários conhecimentos. 

Vamos utilizar esta data para nos lembrarmos exatamente disso: O aluno tem sua própria luz ! Ser estudante é um direito de todos aqueles que querem contribuir para o desenvolvimento da humanidade. Temos o direito de acessar o conhecimento, doar conhecimento, buscar conhecimento e isto não tem fim...

Que sejamos todos eternos estudantes da vida! 

Compartilhar: