EDUCAR PARA O METAVERSO? O QUE É ISSO?

EDUCAR PARA O METAVERSO? O QUE É ISSO?

Dias atrás deparei-me com uma matéria cujo o título era: Como preparar crianças para o metaverso? Se você ainda não sabe, metaverso é a terminologia utilizada para indicar um tipo de mundo virtual, uma réplica de uma determinada realidade criada através de dispositivos digitais. Nestes ambientes virtuais a pessoa escolhe um “avatar”. Os avatares são bonecos digitais em 3D, o usuário pode escolher o seu!

Atualmente as crianças já vivenciam alguns mundos digitais com seus avatares através de jogos como Fortinite, Roblox, Life World, Minecraft , mas não se engane estas são pequenas frações de metaverso (como jogos e aplicativos). O que está por vir são Realidades Aumentadas (RA) que é uma tecnologia que permite sobrepor elementos virtuais à nossa visão da realidade.

E por que teríamos que nos preparar e preparar nossas crianças para isso?

 Lembre-se, estas realidades criadas são espaços coletivos e virtual compartilhado, constituído pela soma de "realidade virtual" + "realidade aumentada" + "internet" e nestes mundos recriados seremos quem quisermos ser, personagens prontos para agir e interagir por meio da utilização da linguagem textual, oral, gestual e gráfica, potencializando, dessa forma, as representações das percepções e o sentimento de imersão.

Você já imaginou, portanto, que como tudo na vida há mais um lado nesta história, pois o metaverso pode ser usado para potencializar as experiências positivas e aprendizagem do aluno como podem também colocá-los para sempre no buraco de “Alice”!

A humanidade já se beneficia destas tecnologias de diversas formas como por exemplo treinamentos no setor de aviação com realidade aumentada, tablets ou óculos holográficos em que os médicos podem visualizar órgãos em 3D. Na área da educação já existem inclusive, cadernos compostos por marcadores especiais que, em frente do monitor do computador ou do dispositivo móvel, reagem oferecendo imagens em 3D.

Se o Metaverso existir, na escola, por exemplo, o aluno poderia ir até Roma antiga e viajar alguns séculos atrás para aprender história in loco! As questões que permeiam tudo isso é: O que faremos para a saúde metal de nossas crianças? O desenvolvimento infantil está ameaçado?

Estas perguntas podem parecer extremas, mas sabemos que mal damos conta de socializar e apresentar a sociedade para nossas crianças de maneira positiva, quanto mais darmos conta de várias realidades?

Em 2021 O Facebook (que está trocando seu nome para Meta),  anunciou um investimento de US$ 10 bilhões na criação do metaverso e está criando um programa de educação para auxiliar no desenvolvimento de tecnologia e treinar pessoas para usar ferramentas de realidade aumentada e realidade virtual. Nitidamente este será apenas o primeiro de muitos artigos que escrevei sobre este assunto. Pois há muito para questionarmos e nos prepararmos para a educação no metaverso!

Compartilhar: