Empreste seus neurônios para seus filhos!

Empreste seus neurônios para seus filhos!

Certa vez vi uma entrevista com o Dr. Fernando Louzada, neurocientista, dizendo que como pai se preocupava em “emprestar” seu córtex pré-frontal para seu filho adolescente!  Fui entender essa afirmação com mais clareza após me tornar especialista em neurociência do desenvolvimento infantil. Você não precisará fazer uma pós para entender esta frase pois vou te contar brevemente a beleza e relevância desta inteligente afirmação.

A infância e a adolescência são momentos do desenvolvimento cerebral potencialmente fortes em relação à construção dos circuitos cerebrais. O mais importante é compreender que esta construção não é apenas biológica, ela ocorre em total correlação entre natureza e sociedade. Isto quer dizer que a formação neurobiológica traça caminhos diferentes conforme as experiências afetivas e sociais vão sendo proporcionadas à uma pessoa. As funções mais sofisticadas do nosso cérebro estão relacionadas a nossa capacidade de avaliar riscos, tomar decisões, ponderar, avaliar, controlar impulsos, resolver problemas e lidar com a carga emocional desses problemas, mas por incrível que parece essas funções cerebrais pertencem a uma região do cérebro (córtex pré-frontal) que leva mais de duas décadas de vida para se desenvolver!  

Os pais devem oferecer um ambiente com pouca instabilidade emocional e demonstrar cotidianamente que você adulto, consegue lidar com suas emoções, e promover bem-estar em seus ambientes de convivência. Empreste seus neurônios para seu filho adolescente através de seus exemplos positivos, através de postura de responsabilidade, de reflexões! Divida com seu filho questões importantes, tomada de decisões em família. Este é um longo e delicado caminho por isso esse assunto ainda vai longe e te contarei mais sobre isso nos próximos posts!

Compartilhar: