Reconstruindo a Adolescência!

Reconstruindo a Adolescência!

 

A adolescência já foi tratada pela sociedade de diversas formas pelo senso comum, uns costumam culpabilizar as mudanças de comportamento dos filhos apenas nas questões hormonais, outros nem sequer acreditam que adolescência exista!  Já ouvi gente dizer que a vida difícil e uma educação rígida faziam esta fase simplesmente desaparecer e da infância se passava obrigatoriamente para a fase adulta. Mas diante de tantas especulações ao longo do tempo a adolescência tornou-se objeto de muitos estudos científicos de diferentes áreas, das ciências biológicas, neurológicas, psicológicas, sociológicas e até antropológicas 

    Mas o que sabemos atualmente sobre a adolescência? O que pode nos ajudar enquanto pais e melhorar o nosso relacionamento com os filhos adolescentes? 

    Uns dos grandes pontos positivos para uma reconexão com os filhos está no próprio resgate da sua adolescência. lembre-se de si mesmo, das suas dúvidas, dos seus anseios e do quanto você gostaria que seus pais te ouvissem.

A visão negativa da adolescência só te afastará mais dos seus filhos. A sociedade rotulou esta fase com muita negatividade, abandonando as potencialidades desta etapa. É justamente este a grande chave para esta questão. A agressividade ou irritabilidade pode ser canalizada em um esporte ou atividade cultural, a força argumentativa de um adolescente geralmente é vista como rebeldia e implicância. Infelizmente esses rótulos só distanciam o adolescente de você e o fazem sentir-se desvalorizado. 

    Essa fase é difícil para os jovens pois há um movimento que oscila constantemente entre a infância e o desejo de ser visto como adulto, ou de ser visto com relevância. Por isso é fundamental ajudá-los a construir essa identidade que está em formação. Como? 

    Participe da vida do seu filho, se interesse e valorize a escola do seu filho, demonstre interesse por suas atividades diárias, proporcione esporte e cultura, essas atividades são engajadores sociais e aumentam a produção de neurotransmissores. O período da adolescência é de extrema importância na reorganização neuronal. Comprovadamente, a ciência hoje nos revela que as áreas cerebrais associadas a emoções, impulsos, agressividade e comportamento instintivo estão a todo vapor!

    É fundamental ser uma família agregadora para criar um ambiente seguro e conectado ao seu filho(a)! 

Profª Me.Patricia Manzoli é orientadora parental e atende famílias para práticas parentais positivas com crianças e adolescentes. 

Compartilhar: