Sua família SUPERfunciona ou SUBfunciona?

Sua família SUPERfunciona ou SUBfunciona?

Família tem que funcionar? Se você compreender que a família é um sistema vivo que precisa ter saúde, você começará a perceber que os membros de uma família compõem vitalmente esse conjunto e quando um não vai bem, todos os demais podem sucumbir.

É muito comum atribuirmos nossos problemas a situações externas. A economia do país vai mal! trabalho muito e não sobra tempo para nada!  Meu marido não me ajuda! Minha esposa só reclama! Meu filho não me obedece! 

É neste momento , quando tudo parece estar pesado demais, difícil e cansativo que entramos em um ciclo de imputarmos culpa aos nossos pares de convivência mais próximos! Atribuímos culpa aos cônjuges , aos filhos, nossos pais, chefe do trabalho;  enfim irá sobrar culpa para você também! Essa dinâmica comprovadamente não ajuda em nada mas o que pode funcionar é analisar como está a dinâmica da sua família e como essa dinâmica está contribuindo ou piorando  as situações que a vida te apresenta!

O conceito de “Funcionamento Otimizado” refere-se à nossa capacidade de gerenciar a vida, e possui base científica apresentadas tanto pela neurociência, e pela psicologia apresentada nos trabalhos de Sigmund Freud, Carl Gustav Jung e na obra do humanista Viktor Frankl. Funcionar otimizadamente requer um conhecimento aprofundado de como está a nossa dinâmica de vida.

A identidade de uma família surge a partir dos próprios membros. Quem é essa família? Qual é a missão de vida comum? Quais são os papéis de cada membro e a importância atribuída a eles? O sentido que damos ao que fazemos acaba por conduzir as ações de cada membro da família.  

Dentro de uma família há geralmente pessoas que  SUPERfuncionam, são detalhistas organizadas, confiáveis, parceiros e pais atentos  e até mesmo excessivamente focadas nos problemas ou nas situações de vida dos filhos, cônjuge ou demais familiares.

Há também os que SUBfuncionam, são pessoas que apresentam dificuldade para assumir responsabilidades, manter compromissos e até mesmo cumprir prazos. Estas pessoas geralmente não se veem desta maneira e por fazerem muitas coisas ao mesmo tempo acabam não  otimizando suas tarefas e não gerindo seu próprio tempo.  Essas pessoas vivem cansadas e sentem que fazem muito!

Elevar a sua consciência de como está o seu funcionamento individual é um grande passo para elevar o nível de funcionamento da sua família como um todo!

Quais são os impactos do seu jeito de organizar sua vida no funcionamento da vida dos demais membros da sua família?

O ideal é que todos os membros da família tenham momentos equilibrados de distribuição de tarefas e de responsabilidades para que ninguém se sinta sobrecarregado.

Quem você seria se aprendesse a funcionar de outra maneira?

O que você poderia mudar para contribuir para os demais membros da sua família?

 Às vezes aqueles SUPERfuncionam precisam parar de reclamar e de fazer as tarefas pelos outros para os que demais aprendam a fazer. Assim como os que SUBfuncionam precisam olhar para a sobrecarga dos demais membros da família e descobrir como suas ações ou falta de ação afetam a qualidade de vida de todo o sistema familiar!

O fato é, que para viver bem em família é preciso elevar o seu nível de consciência sobre si mesmo para que suas virtudes possam ser compartilhadas com todos que você ama! 

Compartilhar: