Empresas foram feitas para ter lucro.

Empresas foram feitas para ter lucro.

Óbvio, mas, nem sempre é o que acontece!

 

Nenhuma empresa com finalidade lucrativa pode viver sem lucro. E no Brasil, talvez por formação religiosa ou cultural a obtenção de lucro é algo a ser escondido, parece pecado. A tal ponto que muitos empresários não sabem se suas empresas são lucrativas de verdade.

 

Sociedades capitalistas, como a americana por exemplo, o lucro é fator de orgulho e serve como medição do sucesso de quase tudo por lá.

Até no esporte eles medem o sucesso pela obtenção de ganhos em dinheiro por parte dos esportistas.

 

Quando abrimos uma empresa temos em mente um monte de sonhos que pretendemos realizar, entre eles o de nos livrarmos do patrão. Ledo engano, ao empreendermos passamos a lidar não com um patrão, mas com vários como os clientes, o governo, os funcionários, e vai aí por diante.

 

Eu digo sempre: “Quem não gosta de patrão não pode empreender”.

 

Além de sermos controlados por diversos patrões, somos obrigados a constatar que não é possível manter uma empresa sem lucro. E mais, se os lucros obtidos, quando obtidos, são suficientes para abrigar nossos sonhos ou a nossa necessidade.

 

Saber se uma empresa é ou não lucrativa requer trabalho e organização de informações. E é justamente por aí que eu começo meu trabalho prestando consultoria a uma empresa, sendo esta uma das primeiras lições.

A segunda é: em caso positivo saber se o lucro é suficiente para as necessidades do empreendedor. E em caso negativo, como obter lucros na sua empresa.

 

De nada adianta constatar um problema se você é incapaz de encontrar uma solução.

 

Neste ponto, conhecer o mercado e as oportunidades que ele nos reserva faz uma grande diferença. A habilidade de um profissional de marketing com grande experiência é essencial nisso.

 

Mas de nada adianta fazer uma empresa funcionar se ela não cumprir a regra número um dos negócios, ou seja, o lucro, sem pecado, sem medo, sem vergonha, com ética.

 

Pérsio Padovan

Consultor de Empresas

 

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