As consequências para o Ensino Público durante e pós pandemia

As consequências para o Ensino Público durante e pós pandemia

No ano de 2020 o mundo foi atingido pela pior pandemia do século XXI. Nesse sentido, considerando todo o contexto estrutural do Brasil, é inegável que as desigualdades se tornaram ainda mais evidentes no país, principalmente no âmbito educacional. Dessa forma, surgem as seguintes problemáticas: quais os impactos para os estudantes de escolas públicas durante a crise da covid-19 e como isso afetará o futuro do país? 

Os dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), realizado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), indicam que a educação no Brasil se mantém em uma qualificação muito baixa, principalmente por conta da marginalização do ensino público. Nesse sentido, com a chegada da pandemia, os alunos dessa rede de ensino vêm enfrentando vários dilemas, o primeiro deles, sem dúvidas, é a exclusão digital. De acordo com o instituto de pesquisa Datafolha, apenas 6 em cada dez estudantes possuem internet banda larga em casa, o que inviabiliza o acompanhamento das aulas e dificulta a comunicação com os professores e até mesmo com alguns colegas de classe.

Além disso, é inegável que a questão estrutural também é um forte fator que dificulta a aprendizagem dos alunos. Nessa perspectiva, por conta do isolamento social, muitas famílias se depararam com dificuldades financeiras e, dessa forma, diversos estudantes do ensino público tiveram que entrar no mercado de trabalho para ajudar a complementar a renda familiar e, muitas vezes, serem obrigados a deixar os estudos em segundo plano.

Outrossim, é fundamental pontuar quais as consequências que essa situação pode causar no futuro. O mais provável, sem dúvidas, é o aumento da evasão escolar. Segundo o Fundo das Nações Unidas para Infância ( Unicef) em 2020 o montante de estudantes, com idades entre 6 e 17 anos, que abandonaram as instituições de ensino foi de 1,38 milhão. Nesse contexto, considerando o baixo apoio familiar e governamental, é inegável que muitos estudantes se sintam desmotivados e sem perspectivas com a vida escolar, optando, portanto, por abandonar a escola. Consequentemente, o país pode ter uma desqualificação da mão de obra e, sendo assim, agravar ainda mais a já existente enorme desigualdade social.

Destarte, deve haver um esforço em conjunto para resolver esses entraves. Assim, cabe não só ao Poder Público fornecer tecnologia para que possa ter a diminuição da demanda de alunos sem acesso à internet, mas também é indispensável que os familiares forneçam apoio emocional para os manterem motivados, pois, de acordo com Nelson Mandela, líder na luta contra o apartheid na África do Sul “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”.

 

Texto escrito por Igor Giovanni Moreira Pereira, estudante de Administração na FEA-RP/USP.

Imagem: Istoe.com.br

Referências:

Ensino público padece com a pandemia. AUN, 2021. Disponível em: <http://aun.webhostusp.sti.usp.br/index.php/2021/02/17/ensino-publico-padece-com-a-pandemia/>. Acesso em: 01 de ago. de 2021.

PISA 2018 Results. OECD, 2018. Disponível em: <https://www.oecd.org/pisa/publications/pisa-2018-results.htm>. Acesso em: 01 de ago. de 2021.

Compartilhar: