DIA DO MÉDICO-VERA ÂNGELO

DIA DO MÉDICO-VERA ÂNGELO

Quem é que está conosco, na maioria das vezes desde nosso primeiro "choro"??? Cuida da preservação e restauração de nossa saúde com todo cuidado para termos melhor qualidade de vida? É isso aí: o médico! Ser médico é desenvolver a "arte de curar", por isso merecem um dia especial, que é comemorado em 18 de outubro. A data foi escolhida por ser o dia consagrado a São Lucas .

Médico é um dos mais importantes profissionais presentes em nossa sociedade. Sua função está ligada à manutenção e restauração da saúde. Este profissional utiliza o saber específico, técnicas e abordagens que lhe permitem promover a saúde e o bem-estar físico, mental e social dos indivíduos.

O dia 18 de outubro é considerado o dia do médico em muitos países, como Brasil, Portugal, França, Espanha, Itália, Bélgica, Polônia, Inglaterra, Argentina, Canadá e Estados Unidos. Esta data foi escolhida por ser o dia consagrado a Lucas, o "amado médico", segundo o apóstolo Paulo.

 Assim, Lucas teria estudado medicina em Antioquia, além de ser pintor, músico e historiador; um dos mais intelectuais discípulos de Cristo. A tradição de ter Lucas como o patrono dos médicos se iniciou por volta do século XV.

Hoje é Dia do Médico: há o que comemorar?
VERA ÂNGELO

Hoje é Dia do Médico. Mas temos o que comemorar? Como serão nossos futuros profissionais? Como estão sendo formados? Segundo a OMS, "saúde é o estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças". Tantas vezes citado, esse conceito ainda está longe de ser uma realidade! Ser médico é mais que tentar curar. O médico deve estar sintonizado com seu tempo, inserido na comunidade. A sociedade reclama que os médicos não têm mais tempo para ouvir seus pacientes, que só pedem

exames e receitam remédios. Os médicos alegam que têm carga horária exaustiva, ganham pouco e são pressionados pelos planos de saúde. O problema está na formação do profissional ou nas mudanças na sociedade?

A formação dos médicos depende de uma aprendizagem holística, no sentido de serem profissionais e cidadãos com capacidade de conhecer e intervir na realidade. Mas isso é possível com esse "boom" de escolas médicas? O número de jovens que buscam a carreira

aumenta a cada dia.  O que faz tantos jovens quererem abraçar a medicina? O Dia do Médico é comemorado em referência ao Dia de São Lucas, que foi médico, pintor, músico e historiador. O santo não se restringiu à medicina tradicional, mas esteve aberto às artes e à música. Não seria fantástico ter um médico que usasse a música, a literatura e, quem sabe, a poesia como instrumentos terapêuticos?

 

Compartilhar: