Ou você muda ou aceita o inaceitável

Ou você muda ou aceita o inaceitável

Você cria tantas histórias na sua cabeça que acaba acreditando nelas. As histórias que você conta pra você se transformam em padrões. E depois que se vê um padrão é impossível “desver”. Vou te dar um exemplo: uma pessoa que já teve alguns relacionamentos e nenhum deles terminou bem. Ela sempre é enganada. O padrão criado é o seguinte:  “nunca dou certo em relacionamentos, sempre sou enganada”. Então ela  associa o “não dar certo” aos fatos que ela vivenciou. E é muito difícil ela enxergar resultados diferentes porque ela não vivenciou outros tipos de resultados.


Um motivo pelo qual é impossível “desver” os padrões é que nosso cérebro é estruturado para procurar o caminho mais fácil, e os padrões já estão fortalecidos na nossa mente. O cérebro gosta de ações ou pensamentos repetitivos, ou considerados importantes - como o que parece estar vinculado ao nível de carga emocional em um fato – e de certa forma procura automatizar isso. Podemos fazer uma analogia entre a automatização e o fluxo da água na superfície da Terra. A água encontra um curso na terra, e com o tempo esse curso se aprofunda e fica cada vez mais improvável que a água mude a direção do seu fluxo. Nosso cérebro usa o mesmo processo para desenvolver conexões neurais – são essas conexões que formam os nossos padrões – e é preciso um grande esforço para criar um novo caminho.

O cérebro quer o mais fácil, então ele vai repetir pra você o que você já conhece. Se quiser mudar os resultados terá que mudar seus pensamentos. Crie novos caminhos neurais a partir de novos hábitos. Ou você muda ou aceita o inaceitável. A escolha é sua.

Quer aumentar sua autoestima? Baixe meu e-book gratuitamente "21 dias para aumentar a sua autoestima"

Clique aqui.

 

Compartilhar: