Arte a céu aberto

Arte a céu aberto

Localizado a 60 km de Belo Horizonte, no município de Brumadinho, encontra-se o maior museu de arte contemporânea a céu aberto: o Museu do Inhotim. O acesso é bem estranho, literalmente no meio do nada, onde os visitantes chegam por uma entrada com estacionamentos planejados, já avistando palmeiras e mais palmeiras, que, aliás, fazem parte da coleção de mais de mil espécies encontradas ali.

Esse grande jardim botânico teve influência inicial de Burle Marx. Entre coleções de orquídeas e do tipo Vanda e outras tantas espécies botânicas, se encontram obras permanentes ou temporárias de artistas nacionais e internacionais como Adriana Varejão, Helio Oiticica, Cildo Meireles, Chris Burden, Janet Cardiff, entre outros. A visão é impressionante porque parece que elas só foram possíveis em função do lugar e de todo o entorno criado pelos jardins.

Ao chegar ao parque, o visitante tem uma recepção digna de museus internacionais, com uma loja de artigos bem direcionados. Como alguns espaços são um tanto longe, o visitante pode optar pelo passe com os carrinhos de golfe. Entre pequenas trilhas, estão áreas de descanso e bangalôs de cachorro quente, omelete e café, espaços ideais para fazer uma parada em mesas comunitárias, sob imensos troncos de árvores. O restaurante, localizado com vista para jardins de esculturas e para o lago, tem uma gastronomia digna do lugar. No almoço, uma mesa de saladas, opções de pratos à la carte e ainda sobremesas interessantes, sem falar em uma ótima carta de vinhos.

Outro ponto interessante é que projetos sociais junto com o governo tem sido criados, possibilitando a inclusão da mão de obra local e, assim, dando oportunidade a uma região sem muitos recursos. Se você é amante da arte contemporânea, com certeza precisa de dois dias de visita, mesmo porque hoje Belo Horizonte conta com várias opções de restaurantes que devem ser visitados, como o Dádiva, o Favorita, o Maharaj, um indiano no consulado da Índia, ou ainda o italiano Província de Salermo.

Compartilhar: