As delícias de Santiago

As delícias de Santiago


Em meio às melhores grifes de Santiago na Nueva Costañera, o OX é um surpreendente restaurante especializado em carnes. No couvert, minipães quentíssimos — preto, francês e ciabata —, acompanham alguns tipos de salsas (guacamole, tomate, cebolete) e ainda cebolas carameladas. A carta de vinhos é exemplar, com algumas raridades como Clos Apalta 2005, da casa La Postole, por R$ 2.600,00, mas o somelier Bernardo Pina sugere como maravilhoso custo-benefício o vinho Von Siebenthal Montelig 2005, da região do Aconcágua, no valor de R$ 62,00.

Sobre a mesa, um folder ilustrativo mostra cinco pontos da carne para jamais ocorrer uma carne fora do ponto que o cliente deseja. Os tradicionais cortes são apresentados em uma versão maravilhosa; a carne vem totalmente sem sal e, junto ao prato, três miniaturas de porcelana trazem flor de sal macerada com canela, merquen (sementes de cuentro com uma pimenta local chamada de cacho de cabra), e ervas defumadas. O sal vem direto da Inglaterra e é macerado pelo chefe Daniel Galaz. O cliente corta a carne e toca levemente neste sal. Um deleite!

Nos acompanhamentos, as opções são as saladas preparadas pelo garçom na sua frente ou um mix de champignons, batatas fritas ou gratinadas, creme de espinafre ou, ainda, um arroz branco. Como sobremesa, o algodão doce traz uma sensação incrível e há, também, uma seleção de sorbets de morango, salsão, maracujá e abacate.

Já no centro de Santiago, em uma esquina entre casas não muito interessantes, encontra-se um antigo salão de beleza com móveis e equipamentos autênticos, que parece mais um cenário de Almodóvar. Na porta ao lado, com vista para salão, está o bistrô Peluqueria Francesa, muito pelicular. É uma mistura de brechó, onde se encontra um público de moderninhos: gente da moda, jovens executivos e muito interessantes. Nos três cômodos de terreno, mesas com cadeiras diferentes complementam o ambiente. No andar superior, onde mais me parecia somente um acesso aos toilettes, fiquei surpreso com mais alguns ambientes no mesmo clima. Sempre cheio, um lugar realmente descolado.

No menu, nenhuma preciosidade, mas ali estão os clássicos da cozinha francesa, como o steak tartar ou ainda uma trouxinha de massa philo com tiras bem picantes de mignon. O confit de pato vale ser conferido, mas foi no creme de brulee que me surpreendi: maravilhoso e em uma montagem espetacular. O menu é impresso em um jornal, bem interessante, e o bistrô tem uma carta de vinhos maravilhosa. Aliás, isso no Chile não é um mérito. Eles sabem produzir e comercializar excelentes vinhos.

OX
Avenida Nueva Costañera, 3.690, Vitacura.

Peluqueria Francesa
Compañia de Jesus, 2789,
esquina con Libertad.

Compartilhar: