Um olhar diferente para o Rio de Janeiro

Um olhar diferente para o Rio de Janeiro

Niterói é um lugar relativamente pouco visitado, mas que merece atenção, principalmente por dois motivos: as obras de Oscar Niemeyer e a vista que oferece do Rio de Janeiro. A visita à cidade já vale por esses dois motivos, já que ali está uma das obras mais lindas de Niemeyer — o Museu de Arte Contemporânea de Niterói — e também se tem a vista mais incrível da Cidade Maravilhosa.

Agora, tenho um motivo a mais para visitar Niterói. A bola da vez é o Restaurante Seu Antônio. De propriedade de Antônio Azevedo Alves, foi criado inicialmente para ser um armazém, onde o português comercializava almoço para os operários da região, mas acabou conquistando o paladar dos descolados do Rio de Janeiro. Hoje, o local é megaindicado por Danuza Leão e visitado pelos globais.

No caminho para lá, na praia de Itaquatiara, mais uma grata surpresa: uma casa dos anos 50, projetada por Lúcio Costa, com paisagismo de Burle Marx. No restaurante, vale experimentar o bacalhau lagareiro e o camarão servido no coco verde feito com o suco e a polpa macia do coco. O bolinho de bacalhau é imperdível. Como ribeirão-pretano, é difícil elogiar outro chope, mas foi um dos melhores que já tomei na minha vida.

Compartilhar: