O poder da palavra

O poder da palavra

Há alguns dias venho pensando sobre o poder da palavra em nossas vidas. Às vezes é um simples "sim" ou "não" que muda tudo. Já diriam as crianças que, quando aprendem a falar repetem a palavra "não" incessantemente, podendo enfim mostrar que são seres independentes e separados do outro e que podem escolher o que querem ou não. Deste modo a palavra pode até nos separar de alguém, mas nos aproxima de nós, das nossas vivências, desejos e sentimentos.

Quando esta se encontra em formato escrito, pessoas de diferentes lugares e épocas podem ter acesso ao que foi registrado. Exemplo disso é você que está neste momento lendo esse texto, mas este não corresponde ao momento exato em que eu o escrevo. É uma espécie de encontro que temos em datas e horários alternativos, porém intermediados por essas poucas palavras que formam alguma espécie de elo.

E é isso que me instiga. Perceber o quanto a palavra quando unida ao afeto de quem a escreve e de quem a lê ou de quem a fala e de quem a escuta, pode ser potente. A palavra carrega em si um grande potencial de formar pontes. Não só fora, com o outro, mas dentro. Transformar em palavras elementos brutos que nascem em nós como incômodos, dores e angústias é fazer mágica. É tirar da cartola sentidos, que quando possíveis de serem percebidos apontam caminhos e levam a encontros.

Ilustração: Andrea Tolaini

Compartilhar: