Precisamos falar sobre autocuidado

Precisamos falar sobre autocuidado

Acredito que a maioria das pessoas saibam que no mês de Outubro é realizada a campanha de conscientização sobre o câncer de mama, conhecida como Outubro Rosa.

Essa campanha tem como objetivo chamar a atenção da população para a realidade atual do câncer de mama e para a importância do diagnóstico precoce.

Você sabia que, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer- INCA, cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis, como praticar atividade física regularmente, alimentar-se de forma saudável, manter o peso corporal adequado, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e amamentar?

Sabe-se, também, que há outros fatores que influenciam no risco de alguém vir a desenvolver um câncer de mama, no entanto 30% dos casos podem ser evitados com atitudes passíveis de mudança, ou seja, hábitos de vida relacionados ao autocuidado.

Em nossa sociedade temos preenchido nosso tempo e nos preocupado tanto com obrigações, trabalho e exigências sociais que nos esquecemos de questões básicas, que aprendemos quando somos ainda bem pequenos. O autocuidado abarca desde questões de higiene como escovar os dentes, tomar banho, colocar roupas limpas até ao hábito de frequentar regularmente um profissional de saúde e estar atento aos sinais que nosso corpo nos dá de que algo não vai bem, de que é necessário fazer algumas pausas e investir em hábitos mais saudáveis.

Estamos, portanto, tão conectados com o mundo externo e com suas demandas, que muitas vezes nos desligamos do nosso próprio corpo e de suas manifestações inteligentes de que precisamos nos cuidar!

Gostaria, então, hoje de provocar a reflexão sobre o que você, e somente você, pode fazer por si mesmo? Ouço muito das pessoas que elas não possuem tempo para se alimentarem bem, para irem ao médico e esperarem a consulta, para realizarem alguma atividade física ou de lazer, como se fossem robôs programados para não ter 'defeito' e produzirem 24 horas por dia. Uma vida não se resume a trabalho e produtividade! 

Não podemos nos esquecer de que somos seres humanos, que precisamos de nos cuidar e ter tempo para viver. Não há como esperar cuidado e amor de alguém, se primeiramente não nos cuidamos. 

Para finalizar, gostaria de ressaltar que existe tratamento para o câncer de mama e o Ministério da Saúde oferece atendimento por meio do Sistema Único de Saúde.

Além disso, não nos esqueçamos que, na realidade, este assunto deve ser foco de reflexões e discussões não apenas em Outubro, mas que faça parte de nosso dia a dia e esteja inserido em nosso autocuidado.

Uma boa semana de autocuidado a todos!

Compartilhar: