Quem sou eu?

Quem sou eu?

Difícil pergunta, não é mesmo?

Afinal, estamos em eterna construção. A cada dia vivenciamos uma nova fase, passamos por  mudanças e com isso vamos nos tornando quem somos. Assim como uma flor que um dia está desabrochando, no outro começam a sair as pétalas, a ter cor e assim, a cada nova estação se modifica. Tentarei aqui, portanto, fazer um breve resumo de quem tenho sido até hoje.

Quando estava escolhendo a profissão que seguiria em minha vida, vi-me na dúvida entre algumas profissões da área de humanas, dentre elas psicologia e jornalismo. Lembro que na época quando me perguntavam o porquê de jornalismo, sempre respondia que era porque gostava muito de escrever. Passaram-se alguns meses, fiz orientação profissional na época e, dentre minhas reflexões, escolhi a psicologia. Ou melhor, acredito que ela me escolheu. Foi, de imediato, um encantamento muito grande pela profissão.

Então, em 2013 me formei em psicologia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, em Uberaba- MG, minha cidade de origem.

Após a graduação, ingressei na Residência Multiprofissional da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP, o que me trouxe para Ribeirão. Permaneci por 2 anos na pós graduação e pude neste período aprimorar meus conhecimentos na área da psicologia da saúde e psicologia hospitalar. Aprendi a trabalhar em equipe multiprofissional, o que me permitiu desenvolver um olhar ainda mais humanizado e integral para com o paciente.

Hoje faço especialização em Psicanálise pelo Instituto de Estudos Psicanalíticos de Ribeirão Preto - IEP e trabalho como psicóloga clínica (CRP 06/120562). Realizo atendimentos a crianças, adolescentes e adultos na abordagem psicanalítica.

Além disso, também trabalho no Grupo de Apoio e Incentivo à Adoção de Ribeirão Preto -Crescendo em Família, onde sou psicóloga responsável pelos programas de Apadrinhamento Afetivo e Família Acolhedora.

Há alguns meses senti a necessidade de retomar o hábito da escrita mais livre e menos formal, que neste período de formação acabou sendo esquecido ou deixado um pouco de lado. Acredito que muito desta vontade de retomá-lo veio de um desejo latente que sempre esteve dentro de mim em relação à escrita. Além disso, penso que a psicologia e a psicanálise podem e devem estar mais próximas da população. Muitas pessoas ainda pouco sabem o que o psicólogo faz ou pensam que a psicanálise é apenas para a elite. Portanto, sinto que nós profissionais podemos contribuir com essa aproximação, levando informações e conhecimento para as pessoas e mostrando que na verdade o divã e as situações de nossas vidas estão mais próximos do que se imagina.

Portanto, o propósito deste blog será dar vazão a uma mente em eterna construção e que estará sempre buscando refletir, pensar e propor questionamentos sobre assuntos relacionados à psicologia e à psicanálise em nosso dia a dia.

Que por aqui possamos florescer e crescer!

Compartilhar: