FALANDO SOBRE O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

FALANDO SOBRE O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

DIAGNÓSTICO DSM-V 2013

De acordo com o Protocolo do Estado São Paulo de Diagnóstico, Tratamento e Encaminhamento de Pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA),

 Faz-se necessária uma avaliação pediátrica/clínica completa, Neurológica e Psiquiátrica ampla, para um diagnóstico diferencial de qualidade e detecção de quadros associados (Baixa acuidade e deficiência auditiva;  Privação psicossocial severa;  Deficiência intelectual (atentar para o fato de este poder ser um diagnóstico associado);  Transtorno de linguagem expressiva e receptiva;  Síndrome de Landau-Klefner;  Síndrome Genética (ex: Rett);  Síndrome epilética específica, lembrando que 20-25% dos pacientes autistas apresentam epilepsia associado ao quadro clínico;  Ansiedade de separação grave e mutismo seletivo).

QUADRO COMPARATIVO DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Muitas vezes pode haver, também, patologias psiquiátricas associadas, e que devem ser tratadas, pois tendem a aumentar sobremaneira as dificuldades adaptativas e o sofrimento. Seguem os transtornos mais comumente encontrados: Transtorno obsessivo compulsivo; Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade; Transtornos de ansiedade (principalmente em adolescentes de bom funcionamento);  Transtorno depressivo (principalmente em adolescentes de bom funcionamento).

 

Utilização de escalas de triagem traduzidas e validadas para a realidade brasileira, que podem ser aplicadas por profissionais da saúde e algumas pelos próprios cuidadores, e que podem sugerir o diagnóstico, como Modified – Checklist for Autism in Toddlers (M-CHAT), Autism Behavior Checklist (ABC).

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