SAIBA UM POUCO MAIS SOBRE O AUTISMO

SAIBA UM POUCO MAIS SOBRE O AUTISMO

Tres fotos onde um menino de camisa azul movimenta as mãos e bate em uma bola alaranjada na mesa.

Como reconhecer um autista

Os testes abaixo são baseados no Manual Estatístico e Diagnóstico da Associação Americana de Psiquiatria (DSM-IV), de 1994. O diagnóstico final de autismo ou síndrome de Asperger só pode ser dado por um médico.

Autismo

A) Analise as características da pessoa:

[1] Problemas de interação social:

1a - Tem dificuldade para entender expressões faciais ou gestos corporais?
1b - Tem mais problemas para fazer amizade ou se relacionar que outras pessoas da sua idade ou grau de desenvolvimento intelectual?
1c - Raramente procura, espontaneamente, compartilhar interesses ou atividades prazerosas com outras pessoas?
1d - Não corresponde a manifestações de afeto ou aproximações sociais?

2] Déficits de comunicação:

2a - Tem falta ou atraso do desenvolvimento da linguagem, não compensada por outros meios (apontar, usar mímica)?
2b - Inicia ou, em indivíduos com linguagem adequada, mantém uma conversação?

2c - Repete palavras sem sentido aparente e em situações estranhas; ou fala de forma estereotipada?
2d - É incapaz de participar de brincadeiras de faz-de-conta?

[3] Comportamento, atividades e interesses restritos e estranhos:

3a - É excessivamente interessada e preocupada por um tema estranho?
3b - Se apega a rotinas ou rituais?
3c - Faz movimentos repetitivos e estranhos?
3d - Interessa-se demais por partes de objetos?

O autista terá, no mínimo, seis dessas características. Sendo pelo menos duas do item 1, uma do item 2 e uma do item 3. 

B) Só é autista quem apresenta atraso ou alguma anormalidade em pelo menos uma das áreas acima (social, comunicação e interesse) presente antes dos 3 anos de idade.

menino deitado no chão olhando para o computador de onde saem animais, numeros, equações, etc...

Síndrome de Asperger

A) A pessoa tem dificuldades para se socializar?

[1] Ela tem dificuldade de olhar nos olhos ou não sabe usar a expressão facial, a postura corporal e os gestos para comunicar seus sentimentos?
[2] É incapaz de fazer amizade ou mesmo manter uma conversação com pessoas da sua idade?
[3] Não demonstra desejo de compartilhar situações agradáveis ou interesses (como apontar para objetos)
[4] Não corresponde a aproximações sociais ou manifestações de afeto?

B) Tem comportamento, atividades e interesses restritos e estereotipados?

[1] Preocupa-se demais com assuntos muito específicos e pouco ligados a sua realidade (como dinossauros ou nomes de planetas)?
[2] É muito apegada a rotinas ou rituais? 
[3] Faz movimentos repetitivos e estereotipados (como se balançar)?
[4] Preocupa-se demais com partes de objetos?

C) Suas limitações causam sérias dificuldades sociais, profissionais ou em outras áreas importantes de sua vida?

Os aspergers têm, pelo menos, duas das características do item A, uma do item B e a resposta é positiva para o item C.

Outras pistas:

Além dos critérios usados por profissionais de saúde, é bom ficar de olho em outras características comuns em crianças autistas. Mesmo que a ligação de algumas delas com o distúrbio ainda não seja comprovada pela ciência.

[1] A criança se incomoda com som alto?
[2] Parece não ter noção de perigo?
[3] Costuma se auto-agredir?
[4] Parece ser um gênio, mas só no que se refere a um assunto?
[5] Encara demais as pessoas?
[6] Teve otite grave quando bebê?
[7] Sofre de refluxo ou outro problema gastrintestinal?

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