Pensar positivo não basta. Você também pode treinar os seus processos cognitivos.

Pensar positivo não basta. Você também pode treinar os seus processos cognitivos.

Na era da inovação, algoritmos e afins, cada vez mais empresas vêm colocando o cérebro para trabalhar, isso é a mais pura verdade. Mas o interessante no caso da empresa sobre a qual vamos falar hoje, é que isso acontece de forma, digamos, literal. Com uma sólida base neurocientífica e conhecimentos profundos sobre atividades físicas, ela apresenta uma atuação bastante inusitada e depois de avançar várias casas à frente do status de Startup, agora está no mercado dando o que pensar. Afinal, é possível mensurar as atividades cerebrais de uma forma precisa e constante, sem a necessidade de ter um tomógrafo na sua própria casa?

Sim. Muito inusitado, mas totalmente possível, hein! Aliás, no mundo atual, o impossível cada vez menos parece uma obra de ficção. Quando você menos espera vê materializado aquilo que estava imaginando, tudo, tudo muito rápido. Voltando à empresa, veja só, ela estabeleceu uma metodologia que permite mensurar o Tempo de Reação, a Tomada de Decisão, o Controle de Impulsividade, a Atenção e a Visão Periférica, processos cognitivos essenciais para o bom funcionamento dos nossos cérebros. Você pode pensar, “até aí tudo bem”, nada novo, mas e se eu disser que o método também permite melhorar as suas funções cerebrais e não apenas avaliá-las? Imagine, por exemplo, um jogador de futebol com Tempo de Reação e a Visão Periférica no máximo. Bom, não é? O que dizer então, de um aluno com a Atenção e o Controle de impulsividade bem calibrados para absorver conhecimento sem ceder às tentações tecnológicas periféricas. Uma boa solução para um problema que parece insolúvel.

Mas confesso que quando fiquei sabendo sobre o método deles, não consegui imaginar como isso poderia acontecer, e para piorar, acabei imaginando possibilidades surreais. Foi aí que pensei: preciso tirar a prova e resolvi viver a experiência. E olha, foi fascinante. Fiquei muito surpreso ao perceber quantas possibilidades diferentes de analisar meus processos cognitivos  podem surgir a partir de uma tela touch screen, bolinhas coloridas e desafios colocados estrategicamente. A simplicidade me corou, frente à tanta coisa que havia imaginado. Verdade seja dita, não tem jeito, a simplicidade é o que sempre nos fascina diante de qualquer invento ou nova tecnologia, que pode ser traduzida pela famosa frase: Por que é que não pensei nisso antes?! E nesse aspecto, essa empresa  conseguiu ir além. O casamento entre os processos puramente mentais e movimentos físicos como um todo cognitivo que seu método apresenta leva toda essa teoria a um novo patamar.. 

Quer mais inovação do que transformar todo esse processo num modelo de negócio que atende algumas das necessidades dessa era do algoritmo?

Depois de saber mais sobre a sua tecnologia, agora torço muito para que ela chegue cada vez mais longe, afinal, já faz muito tempo que nossos jogadores de futebol, nossos estudantes e por que não, nós mesmos, estamos precisando pensar melhor.

Referência imagem: https://www.brainlatam.com/blog/neuroresiliencia-fundamentos-neurocientificos-para-permanecer-forte-e-treinar-seu-cerebro-a-enfrentar-o-covid-19-1365

Compartilhar: