Brasil cai ainda mais, em ranking mundial de educação

Brasil cai ainda mais, em ranking mundial de educação

Olá amigos leitores.

Hoje acordei, peguei uma xícara de café, liguei a TV e me sentei à mesa, tudo levava a crer que seria mais um dia como outro qualquer, mas nem bem havia acabado de cortar o pão francês quando uma notícia acabou com meu humor logo pela manhã; o Brasil havia caído, ainda mais, no ranking mundial de educação.

Para quem não sabe este ranking é composto por 70 países, e o Brasil ficou na 63ª posição em ciências, na 59ª em leitura e na 66ª colocação em matemática.

O grau de proficiência nestas áreas é medido por uma prova chamada Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), aplicada a estudantes na faixa dos 15 anos, idade em que se pressupõe o término da escolaridade básica obrigatória na maioria dos países.

O programa é desenvolvido e coordenado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e aplicado a cada três anos. Em cada país participante há uma coordenação nacional, no Brasil, o Pisa é coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Vários são os motivos do trágico resultado obtido pelo Brasil: investimentos mal direcionados, falta de manutenção das escolas, baixa remuneração profissional, professores mal preparados, alunos desmotivados, currículo escolar ultrapassado, metodologias de ensino arcaicas etc.

Se faz necessária, e em caráter de urgência, uma ampla reforma em todos os níveis educacionais brasileiros, não é possível continuar apostando em um sistema que já demonstrou, e continua a demonstrar, que não atende mais as necessidades dos alunos, que ensina pouco, e o pouco que ensina, ensina mal.

Se persistirem estes índices estamos condenando toda uma geração a mais pura imbecilidade, nossas crianças serão adultos desprovidos de capacidade criativa e intelectual, serão meros repetidores de conteúdos, sem capacidade crítica e analítica, e ai sim, será o fim do Brasil.

Termino esta matéria parafraseando Darcy Ribeiro: “A crise da educação no Brasil, não é uma crise; é um projeto.”

Para que se interessar em analisar com mais profundidade o resultado do Pisa, acesse:

https://portal.inep.gov.br/pisa-programa-internacional-de-avaliacao-de-alunos

 

Compartilhar: