Deixem nossos jovens sofrer

Deixem nossos jovens sofrer

Olá caros leitores.

Como pai eu quero o melhor para minha filha, mas querer o melhor, nem sempre significa tirar todas as pedras do caminha dela, não permitir que ela se decepcione e que tenha desilusões.

Como educador percebo uma grande mudança na postura dos jovens na última década e segundo pesquisas (vide os links ao final desta matéria) a adolescência está durando mais. Vemos atualmente adolescentes de 24, 25 anos, adultos que ainda são dependentes emocionalmente dos pais, adultos que tem seus problemas resolvidos pelas mães.

Um dos reflexos desta tendência é o aumento das tensões entre professores e alunos e a indisciplina nas salas de aula. Como nossos jovens não tem em casa figuras paternas e maternas disciplinadoras (quando digo disciplina não é puramente obediência, me refiro a impor regras e limites, condições primordiais para a vida em sociedade) não aceitam que os educadores os limitem, que os educadores os cobrem, que os educadores os avaliem, suas figuras de referência não fazem isso, e pior não permitem que outros  façam, o número de processos contra escolas e professores é assustador, e na maioria dos casos por questões banais, como por exemplo, o professor exigir que o aluno se comporte em sala de aula, os pais não aceitam que os professores façam valer sua autoridade, e eles também não fazem valer a sua.

O resultado é nefasto: depressão, aumento dos casos de suicídio, adultos que não param em empregos, jovens que não terminam seus cursos Universitários, aumento de jovens da classe média envolvidos em crimes, expansão do número de usuários de drogas e álcool.

Por favor, deixem seus filhos sofrerem, terem limites, serem punidos quando necessário, isso os ajudará a serem adultos mais fortes e responsáveis.

Referências

https://www.bbc.com/portuguese/geral-42747453

https://veja.abril.com.br/saude/por-que-os-adolescentes-levam-cada-vez-mais-tempo-para-amadurecer/

https://istoe.com.br/185_MARGINAIS+DA+CLASSE+MEDIA/

https://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/aumenta-o-consumo-de-drogas-no-brasil-nao-me-digam-8230/

Compartilhar: