Dormir: uma das soluções para o problema de aprendizado

Dormir: uma das soluções para o problema de aprendizado

Olá caros leitores.
Uma das indagações mais frequentes que os pais de alunos fazem aos professores é a de que seus filhos não estão aprendendo, não fixam o conteúdo, demonstram preguiça ao estudarem, parecem dispersos, e sempre terminam com a famosa interrogação, professor o que devo fazer? Quando não vem uma pior, será que meu filho tem TDAH (transtorno de deficit de atenção e hiperatividade)?
Cada problema tem uma origem diferente, e para muitos deles os professores e coordenadores pedagógicos não tem capacidade de diagnóstico, como é o caso do TDAH, que deve ser diagnosticado por profissional médico.
Mas ao longo da minha vida profissional pude perceber que na maioria dos casos a origem dos problemas de aprendizado reside em um fato extremamente simples, a falta de sono, ou melhor, não dormir a quantidade certa e de maneira adequada no horário certo.
Pesquisas apontam que dormir pelo menos oito horas por dia, de maneira ininterrupta e profunda é a melhor maneira de manter as funções cerebrais e corporais em equilíbrio.
Dormir não é apenas uma necessidade de descanso mental e físico: durante o sono ocorrerem vários processos metabólicos que, se alterados, podem afetar o equilíbrio de todo o organismo.
Não dormir adequadamente afeta diretamente no aprendizado, quem não dorme fica irritado, tem dificuldade de manter a concentração, demonstra cansaço excessivo, compromete a criatividade e reduz a capacidade de planejar e executar tarefas simples, e saiba que eu citei apenas algumas das consequências da falta de sono adequado, ainda existem problemas físicos: como perda do tônus muscular, tendência a desenvolver obesidade, diabetes, problemas cardiovasculares entre outros.
É no sono "REM" - período em que ocorrem os sonhos - que as coisas aprendidas durante o dia são processadas e armazenadas, ou seja, saem da memória de curta duração para a de longa duração, mas esse assunto abordarei em outra matéria.
Portanto meus queridos pais, alunos e leitores deste blog, uma boa noite de sono pode ser a solução para seus problemas de aprendizado.

Compartilhar: