Educação e política

Educação e política

Olá caros amigos leitores.

Estamos vivenciando no Brasil uma das mais polarizadas eleições dos últimos tempos, discussões, debates e até brigas estão se sucedendo pelas mídias sociais, nunca a “esquerda” e a “direita” estiveram tão polarizadas (apesar de que este conceito está um tanto quanto vulgarizado no mundo, mas discutiremos isso em outro artigo).

Independente da sua preferência política, o que realmente me assusta nos debates que estão ocorrendo em nosso país é o fato de que aparentemente os brasileiros e seus candidatos, não estão se preocupando com manutenção da ordem democrática estabelecida, muitas das promessas e posturas dos candidatos mais bem avaliados nas últimas pesquisas são simplesmente inconstitucionais. Prometem de tudo, sem se preocuparem se o que prometem compete a eles (futuros chefes do executivo) ou ao legislativo, simplesmente farão, subvertendo assim a independência entre os três poderes.

No esteio destas promessas de campanhas vazias, militantes e vices prometem acionar as forças armadas caso seus ideais, personificados em seus candidatos, não saiam vitoriosos das urnas, alegam que se a normalidade não for mantida os militares devem agir para manter a ordem. Normalidade e ordem para quem cara pálida? A sua ou a da lei? Em democracia existem sim passeatas, greves, oposição, imprensa livre parcial, liberdade de expressão, xingamentos, ofensas, ataque a honra, e se algum excesso for cometido o judiciário deve ser acionado e caracterizado crime o réu deverá ser punido, simples assim.

Mas o que ainda não consegui entender é se a população quer mesmo uma inversão da ordem democrática (e não da ordem de uma classe) ou se ela não entende como funciona uma democracia. Acredito que a maioria da população não sabe qual é a função de cada um dos três poderes e, portanto, quando um candidato promete algo que não lhe compete ela realmente acredita que ele tem poder para isso.

A esmagadora maioria das promessas feitas por praticamente todos os candidatos não são de suas alçadas, eles não tem poder para tanto, qualquer alteração na Constituição, qualquer lei tem que ser aprovada pelo Congresso (Câmara e Senado).

O pior desta história toda é que os candidatos sabem que muitas das promessas feitas não são possíveis de serem cumpridas simplesmente por sua vontade, que muitas delas terão de ser negociadas com o Congresso, que nem sempre faz o que o presidente quer, mas não faz mal, ou o povo não sabe disso ou o povo não se lembrará das promessas.

Por isso se quisermos melhorar nosso país se faz urgente instituir a disciplina de educação política, que deverá ensinar os jovens as regras e a funcionalidade das leis e da política no Brasil, mas este item não é abordado em nenhuma das reformas educacionais brasileiras e nem tão pouco nas escolas do nosso país.

Finalizo com a frase de Maximilien Robespierre: “O segredo da liberdade se estabelece em educar as pessoas, enquanto que o segredo da tirania está em mantê-las ignorantes”.

 

 

 

Compartilhar: