Os vários tipos de memória

Os vários tipos de memória

Olá caros amigos.
Em matéria publicada neste blog dia 10 de maio de 2016, falei sobre a importância do sono no processo e aprendizado, destacando que não dormir corretamente gera consequências nefastas para a mente e para o corpo (como irritabilidade, falta de concentração, tendência a ganho de peso e desenvolvimento de diabetes).
Além de todos estes problemas existe um outro aspecto muito importante, se você não dorme as informações não migraram da área da memória de curta duração para a da memória de longa duração, e assim essas informações não se transformam em conhecimento.
Primeiro é preciso entender que existem diferentes tipos de memória, e cada uma delas atua em uma área específica e de forma bem particular.
A memória ultra-rápida não dura mais do que alguns segundos, por exemplo, parados no trânsito vemos a placa de um carro e se nos perguntarem o número dela lembraremos só por um curto tempo, depois a esqueceremos.
A memória de curta duração existe para nos ajudar a resolver problemas simples de nosso cotidiano, mas que podem ser esquecidos em seguida, por exemplo, lembrar o número do seu assento no ônibus ou avião.
A memória de longa duração é aquele que armazena todo o conhecimento adquirido por uma pessoa, e a informação consolidada neste campo do cérebro pode durar por anos, ou até mesmo por toda a vida.
É interessante perceber que cada tipo de memória descrita acima se armazena em uma área específica do cérebro. 
A neurociência atualmente acredita que a memória de curta duração se dá em um processo que envolve o hipocampo, amígdala, o córtex entorrinal, destes campos vai para a região para-hipocampal e depois é transferida para áreas de associação do neocórtex parietal e temporal.
Já a memória de longa duração tem ligação com o lobo temporal e com o neocórtex temporal , essa área do cérebro se encontra acima das orelhas, por isso é justamente nesta região que começam a aparecer os primeiros cabelos brancos.
Então a grosso modo, uma vez que o processo é muito mais complexo do que o relato acima pôde descrever, a memória percorre um caminho que começa nos olhos e ouvidos, passa por várias regiões do cérebro até chegar principalmente ao lobo temporal e o neocórtex temporal, e para percorrer todos estes espaços um dos veículos é justamente o ato de dormir, é durante o sono, principalmente, que as informações saem de uma região e vão para outra.

Compartilhar: