Segurança pública, educação e a incompetência do Estado brasileiro

Segurança pública, educação e a incompetência do Estado brasileiro

Olá caros amigos.

Depois de merecidas férias estou de volta ao meu blog. Como todo começo de ano, somos tomados por nobres sentimentos (amor, compaixão, benevolência etc.), fazemos as mais insanas promessas (estudar mais, emagrecer, praticar atividades físicas regulares etc.), mas para mim o mais interessante neste momento é a ideia de que com o ano novo tudo irá melhorar, que todas as dificuldades serão superadas.

Não há base racional ou científica que comprove tal “mágica”, esse sentimento verdadeiramente vem de nosso imaginário coletivo, e se observarmos o início de ano no Brasil, nada nos leva a crer em um ano melhor.

As primeiras notícias são extremamente preocupantes, por exemplo, comparando os 20 países mais ricos, e estamos entre eles, de cada 3 desempregados em 2017 1 será brasileiro, a economia não dá sinais de recuperação, os estados que compõe a federação nunca estiveram tão endividados, os servidores públicos com salários atrasados e em apenas 17 dias já morreram 133 presos nas penitenciárias brasileiras, e é justamente sobre isso que escreverei as próximas linhas.

Confesso que não sou especialista em segurança pública, mas acredito que de educação eu entendo um pouco, e apesar de ser um clichê, o país que não investe em educação terá que investir em presídios. Ao investir em educação um país, indiretamente, está investindo em praticamente todas as outras áreas, com educação, por exemplo, é possível prevenir algumas doenças, o que geraria menores investimentos em saúde, com educação uma pessoa tem mais chances de prosperar na vida e fica menos vulnerável a criminalidade.

O problema que o investimento em educação é alto e o retorno se dá em longo prazo, o que leva os Estados a investirem pesadamente em paliativos, não adianta construírem mais presídios, essa atitude não levará a diminuição da criminalidade, e cada dia mais teremos que construir novos presídios.

O Brasil está na contra mão dos países que estão diminuindo seus índices de criminalidade, nosso país gastou cerca de 3.000 dólares anuais por aluno da educação básica, enquanto, em média, os países da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) investem cerca de 8.200 dólares por aluno dos anos iniciais, 9.600 por aluno dos anos finais e 9.800 por aluno do ensino médio, o Brasil só investe mais que a Indonésia.  Levando em consideração a taxa média de 2016 para o dólar de R$ 3,23, o Brasil gastou R$ 9.690,00 por aluno o ano passado, enquanto gastamos 21 mil, em média, com cada preso, na Europa também se gasta muito com presos, Portugal gasta em média 43 euros por dia com cada detento, mas a diferença está na qualidade do serviço prestado. No Brasil os presos ficam abandonados, sem fiscalização, criam células criminosas que controlam os presídios, e os que querem se recuperar não conseguem, pois para manterem-se vivos são obrigados a aderirem as facções.

Claro que cada país tem sua cultura própria, mas é interessante olhar para os países de sucesso e adaptar suas experiências, a Holanda fechou 19 presídios nos últimos anos por falta de presos, lá a proporção é 163 presidiários para cada 100 mil cidadãos, no Brasil, a taxa é de 299,7 por 100 mil, na Noruega a taxa de reincidência dos criminosos é de 20%, no Brasil é de 70%, nosso país é o 16º país mais violento do planeta, somos mais violentos que países com histórico de guerras civis, como Ruanda e Namíbia.

Para encerrar esta matéria parafrasearei Pitágoras, que teria dito: “Educai as crianças para que não seja necessário punir os adultos”.

 

Sites consultados:

https://institutoavantebrasil.com.br/brasil-reincidencia-de-ate-70/

https://g1.globo.com/educacao/noticia/2015/11/brasil-investe-mais-em-educacao-diz-ocde-mas-abandono-ainda-e-alto.html

https://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/brasil-gasta-com-presos-quase-triplo-do-custo-por-aluno-3283167

https://g1.globo.com/educacao/noticia/2014/09/brasil-gasto-por-aluno-um-terco-do-valor-de-paises-desenvolvidos.html

https://oglobo.globo.com/mundo/holanda-quer-cobrar-diaria-de-16-de-presidiarios-11352077

https://economia.uol.com.br/cotacoes/cambio/dolar-comercial-estados-unidos/?historico

https://thegreenestpost.bol.uol.com.br/holanda-fecha-19-presidios-por-falta-de-presos/

https://www.ultracurioso.com.br/quanto-custa-para-manter-um-preso-no-brasil-e-um-estudante-qual-e-mais-caro/

https://www.pragmatismopolitico.com.br/2012/07/noruega-reabilita-maioria-criminosos-presidiarios-mundo.html

https://www.dn.pt/sociedade/interior/cada-preso-custa-43-euros-em-san-marino-685-euros-5067461.html

https://exame.abril.com.br/mundo/os-25-paises-mais-violentos-do-mundo-brasil-e-o-18o/

 

 

Compartilhar: