Tendências de aplicação de tecnologias educacionais para 2016
Olá caros amigos leitores.
Nesta matéria gostaria de discutir sobre as tendências de aplicação de tecnologia em sala de aula para o ano de 2016, mas antes gostaria de definir o que é tecnologia, uma vez que este conceito gera dúvidas recorrentes.
A palavra tecnologia deriva da língua grega "tekhne" que significa "técnica, arte, ofício" juntamente com o sufixo "logia" que significa "estudo". Entendemos então que tecnologia é um produto da ciência e da engenharia que envolve um conjunto de instrumentos, métodos e técnicas que visam a resolução de problemas. É uma aplicação prática do conhecimento científico em diversas áreas de pesquisa.
Sendo assim podemos considerar como tecnologia aplicada a educação vai de um giz a um portal, de uma lousa convencional a um aplicativo.
Segundo Dirceu Minetto (CEO e fundador da Edumais) em 2016 cinco tendências fundamentarão a prática educativa no Brasil, são elas:
Gamificação: proposta que pretende deixar o aprendizado mais atrativo para os alunos, e para atingir este objetivo essa estratégia busca incorporar elementos dos games para as aulas (fases, desafios, rankings etc.). Esta estratégia não é nova mas deve ganhar mais força a partir deste ano.
Aprendizado colaborativo: em uma época dominada pelas redes e aplicativos sociais, os alunos se tornaram mais colaborativos e entendem melhor que o conhecimento é uma construção social e não individual, se um grande cientista fez uma nova descoberta ou criação é porque se apoiou em conhecimentos prévios construídos pelos seus antecessores. Neste cenário cresceram os ambientes virtuais de aprendizagem, aumentando o número de vídeos, tutoriais e plataformas que constroem conteúdo de maneira coletiva, como por exemplo, a Wikipedia.
Ensino personalizado: cadas ser humano é único e portanto a educação deve tentar atender cada um de maneira personalizada, respeitando limites, tempos e conteúdos, mas em uma educação de massa é praticamente impossível atender de maneira personalizada cada aluno, é justamente neste âmbito que a tecnologia digital entra em cena. A utilização de plataformas e aplicativos educacionais permite que cada aluno encontre seu ritmo de aprendizado e construa seu próprio caminho de aprendizagem.
Ensino híbrido (blended learning): essa estratégia mescla as aulas em momentos presenciais e online, ou seja, a distância, tornando a aprendizagem mais dinâmica e personalizada, uma vez que o aluno pode recorrer aos conteúdos quando e onde quiser e não somente em sala de aula, esta prática torna o aluno protagonista de seu aprendizado e deixa as aulas mais dinâmicas.
Vídeos: essa ferramenta já se consolidou na área da educação e portanto deverá ganhar mais dinamismo e ser utilizada de maneira mais estratégica para atingir cada vez mais pessoas, não é impensável criar vídeos curtos para ministrar conteúdo para os alunos que faltaram ou estão em recuperação.
Mas é importante salientar que todas estas estratégias só funcionarão plenamente se nós educadores tivermos a humildade de entendermos que estamos diante de novas demandas e novos alunos, e que portanto devemos mudar muitas de nossas práticas e estratégias educativas, buscando cada vez mais nos preparar para os novos tempos.