Tendências de aplicação de tecnologias educacionais para 2016

Tendências de aplicação de tecnologias educacionais para 2016

Olá caros amigos leitores.
Nesta matéria gostaria de discutir sobre as tendências de aplicação de tecnologia em sala de aula para o ano de 2016, mas antes gostaria de definir o que é tecnologia, uma vez que este conceito gera dúvidas recorrentes.
A palavra tecnologia deriva da língua grega "tekhne" que significa "técnica, arte, ofício" juntamente com o sufixo "logia" que significa "estudo". Entendemos então que tecnologia é um produto da ciência e da engenharia que envolve um conjunto de instrumentos, métodos e técnicas que visam a resolução de problemas. É uma aplicação prática do conhecimento científico em diversas áreas de pesquisa.
Sendo assim podemos considerar como tecnologia aplicada a educação vai de um giz a um portal, de uma lousa convencional a um aplicativo.
Segundo Dirceu Minetto (CEO e fundador da Edumais) em 2016 cinco tendências fundamentarão a prática educativa no Brasil, são elas:
Gamificação: proposta que pretende deixar o aprendizado mais atrativo para os alunos, e para atingir este objetivo essa estratégia busca incorporar elementos dos games para as aulas (fases, desafios, rankings etc.). Esta estratégia não é nova mas deve ganhar mais força a partir deste ano.
Aprendizado colaborativo: em uma época dominada pelas redes e aplicativos sociais, os alunos se tornaram mais colaborativos e entendem melhor que o conhecimento é uma construção social e não individual, se um grande cientista fez uma nova descoberta ou criação é porque se apoiou em conhecimentos prévios construídos pelos seus antecessores. Neste cenário cresceram os ambientes virtuais de aprendizagem, aumentando o número de vídeos, tutoriais e plataformas que constroem conteúdo de maneira coletiva, como por exemplo, a Wikipedia.
Ensino personalizado: cadas ser humano é único e portanto a educação deve tentar atender cada um de maneira personalizada, respeitando limites, tempos e conteúdos, mas em uma educação de massa é praticamente impossível atender de maneira personalizada cada aluno, é justamente neste âmbito que a tecnologia digital entra em cena. A utilização de plataformas e aplicativos educacionais permite que cada aluno encontre seu ritmo de aprendizado e construa seu próprio caminho de aprendizagem.
Ensino híbrido (blended learning): essa estratégia mescla as aulas em momentos presenciais e online, ou seja, a distância, tornando a aprendizagem mais dinâmica e personalizada, uma vez que o aluno pode recorrer aos conteúdos quando e onde quiser e não somente em sala de aula, esta prática torna o aluno protagonista de seu aprendizado e deixa as aulas mais dinâmicas.
Vídeos: essa ferramenta já se consolidou na área da educação e portanto deverá ganhar mais dinamismo e ser utilizada de maneira mais estratégica para atingir cada vez mais pessoas, não é impensável criar vídeos curtos para ministrar conteúdo para os alunos que faltaram ou estão em recuperação.
Mas é importante salientar que todas estas estratégias só funcionarão plenamente se nós educadores tivermos a humildade de entendermos que estamos diante de novas demandas e novos alunos, e que portanto devemos mudar muitas de nossas práticas e estratégias educativas, buscando cada vez mais nos preparar para os novos tempos.

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