Autumm leaves, de Nat King Cole, embala o último episódio de ‘Os Experientes’, nesta sexta-feira

Autumm leaves, de Nat King Cole, embala o último episódio de ‘Os Experientes’, nesta sexta-feira

“Saudade. Saudade. Saudade. Se repetir o sentimento fica mais forte?”, questiona Francisca (Selma Egrei), ironicamente a si mesma, sobre a necessidade da palavra repetida na lápide do marido, com quem foi casada por 45 anos. Seus filhos, Daniel (Eucir de Souza) e Neide (Silvia Lourenço) escutam e não acham graça na pergunta, mas Francisca não dá a ninguém o direito de julgar como ela sente a própria dor.

Ansiosa para começar a viver, ela decide ir embora do cemitério levando consigo a amiga Mary (Anamaria Barreto). Assim que entram no carro, Francisca diz que quer sair para comprar camisolas “sexys, leves e transparentes”. O falecido só a deixava usar pijamas, mas ele não está mais aqui para dizer o que ela pode ou não fazer. Não entenda mal, apesar do que possa parecer, Francisca amava o marido. E muito. Foi uma esposa dedicada e devotou a maior parte de sua vida a ele. Agora, é o momento de cuidar dela mesma. Os filhos só não entendem como a alegria de ter reconquistado a liberdade pode ser maior que o luto.

É noite. Francisca toma uma taça de vinho, em casa, enquanto relembra o passado em meio a livros e caixas antigas. Dentro delas, encontra provas lacerantes da infidelidade do marido: cartas e juras de um amor correspondido por outra mulher. A descoberta da traição a atinge profundamente. Francisca chora e se pergunta como é possível viver ao lado de alguém por tantos anos e não conhecer esta pessoa de verdade?

Entre pensamentos e lágrimas, Francisca é surpreendida pela canção Autumm leaves, de Nat King Cole, vindo do corredor de seu prédio. Curiosa, ela persegue a melodia sem imaginar que o melhor de sua vida foi reservado para o final dela. E assim, aos 70 anos de idade, nossa protagonista vai se redescobrir e se reinventar.

Com direção de Fernando Meirelles, Quico Meirelles e Gisele Barroco, ‘Os Experientes’ traz histórias sobre envelhecer, mas também sobre começar a viver uma das melhores fases da vida. ‘Folhas de Outono, de autoria de Marcio Alemão e direção de Fernando Meirelles, é o último dos quatro episódios da série e vai ao ar nesta sexta-feira, logo após o ‘Globo Repórter’.

Compartilhar: