‘Globo Repórter’ mostra os benefícios da uva para a saúde

‘Globo Repórter’ mostra os benefícios da uva para a saúde

Quando o assunto é benefícios à saúde, a uva é uma fruta que se destaca e disperta interesses da medicina moderna. O ‘Globo Repórter’ desta sexta, dia 8, explica porque essa é considerada a “superfruta da saúde”. O programa mostra também as mais recentes descobertas sobre o poder da uva.

Estudos do Instituto do Coração, em São Paulo, confirmam que o vinho ajuda a manter o coração saudável, com redução das taxas de colesterol e triglicerídeos e equilibra a pressão arterial. Uma taça por dia já traz benefícios suficientes para a saúde. O estudo aponta ainda que pessoas que nunca tomaram vinho têm mais chances de desenvolver doenças cardíacas do quem bebe moderadamente.

A equipe do ‘Globo Repórter’ vai à Serra Gaúcha, onde crescem os mais bonitos parreirais do Brasil, e acompanha a colheita das uvas. Desde o corte dos grandes cachos à moagem e fermentação, tudo acontece em clima festivo. É nessa mesma região que a saúde dos mais velhos vem sendo estudada, como a de João Scanagatta. Aos 96 anos, o trabalhador rural toma uma taça de vinho a cada refeição e não faz uso de nenhuma medicação. Suas artérias são iguais as de um homem vinte anos mais jovem.

O suco da uva não fica atrás: ele ajuda no combate à acidez sanguínea, auxilia a digestão e possui capacidade desintoxicante. Voluntários tomaram dois copos por dia durante um mês e os resultados foram perda de peso e diminuição de circunferência abdominal e do índice de massa corporal.

A uva é tão boa para a saúde quanto para a economia. A região do Vale do São Francisco, localizado entre o sertão de Pernambuco e o norte da Bahia, é a segunda maior produtora de vinhos do Brasil. Em plena caatinga, o cultivo da uva e a produção de vinhos geram empregos e garantem a renda de várias famílias. Hoje, é a esperança de futuro para muitos jovens da região.

Compartilhar: