Há 45 anos, em plena Olimpíada, mundo via primeiro atentado transmitido ao vivo pela TV

Há 45 anos, em plena Olimpíada, mundo via primeiro atentado transmitido ao vivo pela TV

O primeiro atentado terrorista exibido ao vivo para o mundo todo pela televisão ocorreu durante os Jogos Olímpicos de Munique, na Alemanha, em 1972. Um grupo de guerrilheiros palestinos invadiu a vila olímpica e fez atletas de Israel reféns. Todos acabaram mortos após uma desastrada ação policial. Mesmo com as restrições tecnológicas da época, a transmissão pela TV foi muito intensa. As câmeras chegaram a interferir nos desdobramentos das negociações, ao mostrar a ação da polícia em tempo real.

A 20ª edição dos Jogos Olímpicos começou no dia 26 de agosto de 1972. Pela primeira vez, o Brasil via uma transmissão ao vivo de Olimpíada. A Globo exibia algumas competições ao vivo, boletins em seus telejornais e um programa diário noturno com os principais acontecimentos, via satélite, o que era novidade na época - a Copa de 1970, no México, foi o primeiro grande evento esportivo transmitido com essa tecnologia.

Tudo corria bem até o dia 5 de setembro, quando, pouco depois das 4h, oito guerrilheiros da organização terrorista palestina Setembro Negro entraram na vila olímpica, invadiram o prédio da delegação de Israel e fizeram nove atletas reféns, exigindo a libertação de 250 presos. Outros dois integrantes da delegação israelense que reagiram foram mortos no início da ação.

Clique aqui para ler o texto completo

Compartilhar: