Feminismo É Chato?

Feminismo É Chato?

Tem muita gente que só de ouvir a palavra Feminismo já torce o nariz, acha chato, não quer nem mais continuar a conversa e nem se interessa pelo assunto. Muitas mulheres não querem se aproximar dessa temática por achar desnecessário, achar que o feminismo não ajudou a mulher em nada, pelo contrário, prejudicou. É muito comum mulheres, depois de um dia exaustivo, dizerem em tom de revolta "por que foram queimar os sutiens?". Isso acontece porque existem pessoas que, ou não entenderam o que é feminismo, ou por maldade mesmo, prestam um desserviço propagando ideias equivocadas sobre esse movimento. Mas o que é realmente o feminismo?   

Feminismo é um movimento social, político e filosófico que tem como principio a equidade dos gêneros. O Feminismo não é o contrário de machismo porque no feminismo não existe um sexo superior como acontece no machismo. 

Isso posto, por que muitas pessoas ojerizam esse movimento? O principal motivo ao meu ver é a falta de conhecimento e aprofundamento sobre o assunto. Muita gente entende que o movimento buscou libertar a mulher para que ela saísse de casa e ocupasse o mercado de trabalho. No entanto, para essas pessoas isso foi um belo de um tiro no pé, porque o que as mulheres conseguiram foram acumular funções, trabalhar 3 turnos, ficarem sobrecarregadas e o pior, ganharem menos por isso. Mas o que precisa esclarecer é que não é culpa do feminismo e sim de uma cultura machista que não valoriza o trabalho domestico como um trabalho a ser feito por quem mora na casa, independente do sexo. Lavar roupa, limpar a casa, lavar louça, educar e cuidar dos filhos não é responsabilidade da mulher, os homens não devem encarar como uma ajuda e sim como um dever enquanto habitante daquele lar.

Mulheres, o feminismo não é chato! Homens, não queremos prejudicar vocês, queremos elevar o debate, propor mudanças para beneficiar toda a sociedade, para tentar torná-la mais justa e menos misógina e violenta e só através conhecimento que conseguiremos essa emancipação e assim sair desse pensamento tão retrógrado que é o machismo. Esse conhecimento também não precisa ser chato e cansativo, existe muita informação interessante sem ser dogmática. Vou indicar algumas coisas que tive contato recentemente:

 

Livro: Guia Prático do Feminismo: Como Dialogar Com Um Machista. https://marcellarosa.com/

 

Filme: As Sufragistas https://www.youtube.com/embed/R8le4sZHRdE

 

 

Youtube: Vivieuvi: Arte e Feminismo

 

Música: Karol Conka https://www.youtube.com/watch?v=W05v0B59K5s

 

Pessoal, tem muita coisa legal e muito pra ser discutido. Se vocês tiverem alguma dica, por favor, coloquem nos comentários, vamos divulgar esse conhecimento que faz tão bem. 

Beijos

Caroline Rodrigues

@universodesaia

 

Compartilhar: