Sandra Coleman evidenciará mulheres negras brasileiras em New York

Sandra Coleman evidenciará mulheres negras brasileiras em New York

Sandra Regina Barbosa Soares Coleman, mais conhecida como Sandra Coleman, a rainha negra. Fala inglês e espanhol, estuda swahili e francês. Está no último ano de mestrado na SUNY New Paltz, New York.Dona de uma gargalhada poderosa e sorriso solto, nasceu em São Gonçalo, Região Metropolitana da cidade do Rio de Janeiro. Sua família é formada pela irmã mais nova e sua mãe.

Acostumada a vencer obstáculos  desde cedo, Sandra visa enaltecer mulheres negras, e vem causando notória movimentação nos cenários brasileiro e norte-americano por ser a  idealizadora de uma exposição sobre mulheres negras brasileiras, nos EUA.

Eu não imaginei que a exposição seria abraçada pela universidade. A todo momento encontro com um(a) professor(a) que fala que já sabe da exposição. Uma professora me disse que a exposição vai contra todos os estereótipos associados a mulher negra brasileira, e que é a primeira vez que ela ouve falar de uma exposição nesse nível, mostrando mulheres negras brasileiras acadêmicas.

"Eu solicitei a biblioteca da universidade, que tem o nome de uma mulher negra Sojourner Truth, para comprar alguns livros de autoras negras brasileiras para ficarem expostos durante a exposição, entre elas: Conceição Evaristo, Geni Guimarães, e Elisa Lucinda. E eu vou emprestar pra biblioteca livros de autoras negras brasileiras.” Conta Sandra Coleman.   

A exposição será formada com biografias de 39 mulheres negras brasileiras de diversas áreas de atuação. A mesma tem propagado um resultado muito positivo para a elevação da autoestima da mulher negra brasileira. Sandra tem recebido diversas mensagens e ligações de parabenização e apoio. O intuito da mestranda com a exposição é quebrar os esteriótipos sobre as mulheres negras. Evidenciar suas ações, inteligência, lutas e vitórias. Dar voz às rainhas negras!

Nota de escurecimento: As mulheres selecionadas estão buscando maneiras de viabilizar a ida à exposição. Muitas tem o momento como possibilidade de expandir seus horizontes, mas não possuem recursos financeiros para tal e não querem perder essa oportunidade e reconhecimento. Portanto, quem puder ajudar, colaborar de alguma forma para que estas mulheres possam estar no evento,  entrar em contato com a idealizadora da exposição.

Exposição : “Mulheres Negras Brasileiras: Presença e Poder.”

Local: Biblioteca Sojourner Truth, na SUNY New Paltz (Universidade do Estado de Nova York).

Quando: de 4 a 21 de dezembro. Inauguração dia 6 de dezembro.

 

Compartilhar: