Você Conhece Slow Fashion?

Você Conhece Slow Fashion?

Vocês já ouviram falar de Slow Fashion? Esse termo não é novo, porém não é muito divulgado mas é algo sensacional. Traduzindo ao pé da letra significa "moda devagar" ele é o oposto de Fast Fashion que significa "moda rápida". O conceito principal do Slow Fashion é pautado na ética, em todos os sentidos. Quando consumimos uma roupa devemos pensar num todo, pois cada peça confeccionada está dentro de um sistema maior que envolvem o meio ambiente e pessoas. Meio ambiente porque os produtos são tirados dele e pessoas porque envolvem muita mão de obra para produzir. Não dá mais para fecharmos os olhos sobre esse assunto e, depois que vi o documentário "Escravidão na Moda" e me informei sobre industria da moda eu não consegui mais deixar de pensar num consumo mais consciente. 

Então, existe esse movimento conhecido como Slow Fashion que prioriza o trabalho com mão de obra local, fortalecendo a economia local além de ter como princípio o reconhecimento das necessidades humanas com produções em sistema de manufatura (produção manual ou em maquinas caseiras). Além disso, essas marcas buscam utilizar produtos sustentáveis e estimular o consumo de peças atemporais.

No Brasil existem várias marcas que seguem esse conceito e vou apresentar algumas que eu conheço, se alguém conhecer mais alguma deixem nos comentários, vou amar saber!

 

https://www.vert-shoes.com.br/ empresa que desenvolve tênis com design lindo e confortáveis. 

 

https://orna.com.br/ empresa que desenvolve bolsas que inspiram. 

 

https://www.insectashoes.com/ pensa num sapato estiloso.

 

https://www.coletivodedois.com.br/ moda com retalhos. 

 

https://flaviaaranha.com/ com carinho e com afeto.

https://www.yesiamstore.com/ fazendo jeans além do efêmero e fugaz. 

 

Esse é apenas um post introdutório sobre o assunto, o movimento "Slow Fashion" é bem amplo e logo logo falarei mais sobre esse assunto, espero que gostem e vamos se informar porque essa moda tem que pegar! 

Beijos

Caroline Rodrigues

@universodesaia

Compartilhar: