Você Está Fazendo Isso Errado

Você Está Fazendo Isso Errado

Quando acontece de ter uma criança na sua vida, seja filhos, sobrinhos, netos, alunos ou o que quer que seja, inevitavelmente sua vida mudou. Não tinha um ser humano precisando da sua atenção com uma certa frequência e dependendo de você, se espelhando em você, ou seja, a vida tem mais responsabilidade agora e muito do que você faz vai influenciar positivamente ou negativamente na vida deles.

O primeiro passo é ter consciência disso e não tentar fugir das suas responsabilidades. Por essa razão, esse post vai falar de uma questão muito séria, o uso de celulares e tablets na educação das crianças.

Atenção, nem tudo que reluz é ouro, assim como, nem tudo que prende atenção das crianças irá ajudá-las. Elas podem estar caindo numa armadilha. Esse mecanismo que funciona tão bem para chamar a atenção das crianças surgiram antigamente vestidos de vídeo-games e TVs e, agora, ganharam mais dois amiguinhos que cumpre o papel com muita eficácia.

Não estou querendo nesse post crucificar esses aparelhos, é apenas um alerta para o seu uso excessivo. É só refletirmos um pouco, o que é mais importante para um ser que está em pleno movimento? Será que ficar sentando assistindo TV ou videos nos celulares estimulam sua coordenação motora ou sua criatividade? Os jogos desse aparelho conseguem fazer o trabalho de interação social, cooperação, atenção? Crianças que usam em excesso esses aparelhos apresentam bom condicionamento físico e habilidades motoras? Como estão sua alimentação e peso?

O mundão ta ai para ser explorado! disponibilizar diferentes atividades e estimular a exploração de todos os sentidos dos indivíduos que estão se formando é obrigação de nós adultos. Isso não sou só que falo não, instituições de ensino, sociedades de pediatrias espalhadas pelo mundo, cientista e educadores estão há anos alertando sobre essas mazelas. Esses aparelhos são bacanas desde que não sejam usados demasiadamente. 

Para quem concorda e quer dar mais qualidade na vida dos pequenos, tem um blog que conheci faz pouco tempo e não paro de recorrer a ele para ter ideias de atividades lúdicas para oferecer às crianças. Vale a pena dar uma conferida!

Tempo Junto 

 

Para quem quiser se informar mais, tem esse artigo muito bem elaborado:

https://www.ime.usp.br/~vwsetzer/efeitos-negativos-meios.html

Beijos 

Caroline Rodrigues 

@universodesaia

Compartilhar: