1 - Endividamento de Risco de Pessoas Físicas – Série Cidadania Financeira BACEN

1 - Endividamento de Risco de Pessoas Físicas – Série Cidadania Financeira BACEN

Caras/os Leitoras/es,

O Banco Central do Brasil (BACEN) publica regularmente a Série Cidadania Financeira, com estudos sobre educação, proteção e inclusão, a Nota nº 6 apresenta conceitos e estatísticas sobre o endividamento de risco no Brasil, de pessoas físicas. Referida publicação está disponível em (https://www.bcb.gov.br/cidadaniafinanceira).

No trabalho em questão é mensurado o endividamento da população brasileira, junto ao Sistema Financeiro Nacional (SFN), pelo período de 2016 e 2019, considerando, segundo o BACEN, quatro indicadores: inadimplência (atraso no pagamento de parcelas – grifo do autor do blog), exposição a três modalidades de crédito concomitantes, comprometimento de renda acima de 50% e renda disponível abaixo da linha da pobreza após o pagamento de dívidas. A ocorrência simultânea de dois ou mais desses indicadores caracteriza o que no estudo chamou-se de endividamento de risco, ou seja, quando o cidadão tem um volume de dívida acima de sua capacidade de pagamento, e cuja persistência e baixa qualidade do crédito prejudicam o gerenciamento de seus recursos financeiros e, em última instância, sua qualidade de vida. Com base nisso, traça-se o perfil socioeconômico das pessoas enquadradas nessa situação quanto a idade, sexo, renda e região, e afere-se a recorrência desses tomadores nessa condição de endividamento.”

As análises foram baseadas em informações que constam do Sistema de Informações de Crédito (SCR), que em dezembro de 2019 possuía em torno de 85 milhões de clientes pessoas físicas e em função do estudo estar baseado no conjunto dos dados, são apresentados dados conclusivos do que ocorreu com o crédito de pessoas físicas.

No gráfico 4 podemos observar que o maior volume de pessoas com endividamento de risco foi em junho de 2016, tendo atingido 5 milhões, o menor em dezembro de 2017, com 3,9 milhões e fechou o ano de 2019 com 4,6 milhões.

Em outros países o endividamento de risco, pode ser encontrado com a denominação de superendividamento, mas basicamente, segundo o BACEN “é o resultado de um processo no qual indivíduos e famílias se encontram em dificuldade de pagar suas dívidas a ponto de afetar de maneira relevante e duradoura seu padrão de vida.”

No próximo post, apresento mais informações desse assunto.

Compartilhar: