1 - Minha Vida Financeira – BACEN !

1 - Minha Vida Financeira – BACEN !

Caras/os Leitoras/es

O Banco Central do Brasil (BACEN) disponibiliza, gratuitamente, relatórios com informações que podem nos ajudar muito no dia a dia como cliente do sistema financeiro, os quais estão disponíveis em (https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/minhavidafinanceira). Será apresentado, inicialmente, o Relatório Empréstimos e financiamentos do Sistema de Informações de Crédito (SCR):

► O que é o relatório “Empréstimos e Financiamentos”?

“É um relatório que disponibiliza informações como saldo devedor, modalidade (empréstimo consignado, cartão de crédito, cheque especial etc.) e status (a vencer ou vencida) de empréstimos e financiamentos contratados por pessoa física ou jurídica em cada banco ou outra instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central (BC). As informações desse relatório são extraídas do Sistema de Informações de Crédito (SCR), que é um banco de dados com informações sobre operações de crédito e garantias contratadas por clientes com as instituições autorizadas a funcionar pelo BC.”

► Que tipos de operações podem constar no relatório?

Todas as operações ou contratos com características de crédito e que impliquem risco de crédito. As principais modalidades são:

⇒ Crédito consignado

⇒ Cheque especial

⇒ Financiamento de veículos, imóveis e outros bens;

⇒ Cartão de crédito;

⇒ Leasing;

⇒ Operações de empréstimo e de financiamento entre pessoas por meio de plataforma eletrônica (fintechs)”

► Como o relatório pode ser útil para você?

Além disso, a partir do momento em que você tem acesso às informações de todas as suas operações de empréstimos e financiamentos, poderá identificar aquelas que estão vencidas (em atraso) e buscar o banco credor para efetuar o pagamento ou renegociar a dívida. Com isso, você reduz a incidência de juros sobre os valores em atraso e regulariza os registros em cadastros restritivos (negativos), que podem dificultar a obtenção de crédito.

► Veja o exemplo do leiaute do relatório:

Com este relatório pode-se ter conhecimento do nível de endividamento que a pessoa atingiu, além de avaliar melhor forma de contratar ou não novas operações. Outro benefício é quanto a poder identificar eventuais contratações de empréstimos e financiamentos fraudulentos, que não tenham sido concretizadas pelo próprio correntista.

Caso o cliente ainda tenha dúvidas, ele pode registrá-la no fale conosco do Banco Central do Brasil (BACEN), que está disponível em (https://www3.bcb.gov.br/faleconosco/#/login/registrar?natureza=1&tipo=3)

Na próxima semana, apresento mais relatórios.

Compartilhar: