1 - O Brasil está prestes a ter uma revolução nos meios de pagamento, conheça o PIX-BACEN!

1 - O Brasil está prestes a ter uma revolução nos meios de pagamento, conheça o PIX-BACEN!

Caras/os Leitoras/es

A última grande “revolução” do mercado financeiro brasileiro foi quando da implantação do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB), em 2002, portanto ele já atingiu a maioridade dos 18 anos agora em 2020. Ele foi um conjunto de procedimentos, de normativos, sistemas e operações integradas, totalmente automatizadas e que trouxeram apoio às transações financeiras entre os agentes econômicos do mercado, seja em real, quanto em moedas estrangeiras. Ele foi implantado para trazer maior segurança ao nosso sistema financeiro, tão propenso a quebras e turbulências nos anos 90. Com certeza, teve sucesso na missão que se você perguntar a um brasileiro: qual o último banco que quebrou? Provavelmente ele não irá se lembrar.

Agora, estamos caminhando para uma revolução nos meios de pagamento entre os agentes econômicos, sejam pessoas físicas ou pessoas jurídicas (empresas em geral), que será capitaneada pela implantação do PIX pelo Banco Central do Brasil (BACEN).

Mas afinal o que é o PIX?

O PIX é a solução de pagamento instantâneo, criada e gerida pelo Banco Central do Brasil (BACEN), que proporciona a realização de transferências e de pagamentos. O PIX é concluído em poucos segundos, inclusive em relação à disponibilização dos recursos para o recebedor.

Então o PIX é um meio de pagamento?

Sim. O PIX é um meio de pagamento assim como boleto, TED, DOC, transferências entre contas de uma mesma instituição e cartões de pagamento (débito, crédito e pré-pago).

O PIX, segundo o BACEN, é a eletronização dos meios de pagamento (tendo como consequência a redução do uso de cédulas,  que são instrumentos socialmente mais custosos), e, espera-se maior competição entre os diversas empresas do mercado de serviços de pagamento (com possibilidade real de termos serviços com maior qualidade e menor custo). Este sistema permite a entrada de novos operadores com facilidade e um maior potencial de inclusão financeira (custos menores de iniciação e de aceitação e ambiente com mais agentes ofertantes). Serão mais benefícios e com a segurança similar às modalidades atuais.

Sob a ótica de quem paga as contas ou efetuam transferência o PIX será mais rápido, barato e seguro. Também significará maior praticidade (uso da lista de contatos de celular ou de QR Code para iniciar pagamentos). Há uma simplicidade pois só precisa de dispositivo digital para realizar o pagamento, dispensando a utilização de cartão, folha de cheque, cédulas e maquininhas, além de poder integrar com outros serviços do seu smartphone.

Em relação a quem recebe os valores ou pagamentos, haverá menores custos de aceitação em comparação com os demais meios eletrônicos. Os recursos ficam disponíveis imediatamente, reduzindo a necessidade de capital de giro das empresas. Há também uma simplificação dos processos de automatização das empresas e de conciliação dos pagamentos e agilidade/rapidez nos fechamentos e recebimentos de contas (não há necessidade de POS-Maquininhas inserir os cartões ou de ter dinheiro para dar troco).

Será uma mudança de paradigmas e já está em fase de testes e homologação.

No próximo post, apresento mais facilidades e esclarecimentos sobre o PIX do BACEN.

Compartilhar: