1 - Relatório de Estabilidade Financeira – dados atuais e pré-pandemia!

1 - Relatório de Estabilidade Financeira – dados atuais e pré-pandemia!

Caras/os Leitoras/es

O Banco Central do Brasil (BACEN) publicou nova versão do Relatório de Estabilidade Financeira (REF), v. 20, n. 1, que dentre outras análises, traz alguns indicadores atuais do mercado e antes da pandemia de covid 19, com o objetivo de mensurar o nível de atividade econômica e o comportamento dos principais agentes do Sistema Financeiro Nacional (SFN).

Vou apresentar alguns tópicos ao longo de posts nas próximas semanas. O primeiro seria o Crédito Bancário no País por tipos de bancos, bancos privados (todos bancos do sistema), bancos públicos comerciais (por exempli BB e Caixa) e bancos públicos de desenvolvimento (por exemplo BNDES)

Conforme informado no Relatório de Estabilidade Financeira, no segundo semestre de 2020: “as concessões mensais voltaram ao nível pré-crise, e a carteira doméstica aumentou o ritmo de crescimento tanto em bancos públicos como privados. O início da pandemia da Covid-19 foi seguido por uma queda brusca nas concessões de crédito, observada principalmente nos bancos privados, com retração de 10% no segundo trimestre de 2020 em relação ao trimestre anterior. Já no último trimestre de 2020, as concessões de crédito voltaram ao nível observado no mesmo período de 2019, considerando valores deflacionados e dessazonalizados. A criação dos programas emergenciais no início do segundo semestre impulsionou o crescimento da carteira dos bancos privados e dos bancos públicos comerciais (Gráfico 1.2.2.25). No segmento de bancos de desenvolvimento, a carteira passou a crescer após apresentar contração durante os quatro anos anteriores.”

Pode-se observar, também, que em relação ao ano de 2014, atualmente o total de créditos concedidos pelos Bancos Privados é superior ao total dos Bancos Públicos.

Outro tópico são os empréstimos em atraso, no Relatório de Estabilidade Financeira denominado “ativos problemáticos ou AP” o documento informa: “Nos cinco primeiros meses da crise, o saldo de AP na carteira aumentou em 10% (cerca de R$25 bilhões). Após esse período, a carteira de AP apresentou leve redução, influenciada pelas repactuações realizadas no período. Em conjunto com o acentuado aumento da carteira, o percentual de AP apresentou queda no segundo semestre de 2020 (Gráfico 1.2.2.26).”

O BACEN também ressalta no REF que houve redução nas expectativas de que as operações de crédito renegociadas causassem perdas relevantes para o Sistema Financeiro Nacional, fato que poderia agravar a crise da pandemia, porém conclui: “As operações repactuadas têm apresentado qualidade de crédito superior ao inicialmente esperado, e não aumentaram o nível de risco da carteira como um todo. Os APs alcançaram 6,8% da carteira em dezembro de 2020, patamar inferior ao ponto máximo histórico de 8,3% observado em maio de 2017 (Gráfico 1.2.2.26).”

Notem, as informações apresentadas no Relatório de Estabilidade Financeira pelo BACEN são importantes, pois nos dão ideia de como está a economia brasileira e a o Sistema Financeiro Nacional, pois em que pese continuar grave as perdas de vidas e a crise financeira, o País pode ter uma retomada econômica mais rápida, recuperando empregos e minimizando este outro duro lado da realidade que é a perda de emprego, nível de renda, fechamento de estabelecimentos comerciais/industriais/serviços, que atinge não só a população brasileira, como a mundial.

Na próxima semana, apresento outros tópicos deste mesmo assunto.

Compartilhar: