2 - Boletim de Proteção do Consumidor Investidor CVM/DPDC !

2 - Boletim de Proteção do Consumidor Investidor CVM/DPDC !

Caras/os Leitoras/es

Em prosseguimento ao post de 13/06/2021, que tratou do esforço concentrado para esclarecer as principais dúvidas dos consumidores investidores, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a Secretaria Nacional do Consumidor (SENACON), do Ministério da Justiça, por intermédio do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), editam regularmente a série "Boletim de Proteção do Consumidor Investidor CVM/DPDC", que segundo o site (https://www.investidor.gov.br/publicacao/ListaBoletim.html, apresento os principais pontos do Boletim 1 - Proteção do Consumidor/Investidor [Download PDF].

No mercado financeiro em geral ou quaisquer outros investimentos que vocês forem realizar, sempre há um componente imponderávelde risco”, algumas modalidades são mais conservadoras e possuem riscos menores e outras mais agressivas (renda variável), com maior nível de risco, mas todas modalidades tem um certo risco embutido (de não receber o valor investido, de receber menos que investiu, de perder da inflação e diminuir o poder de compra etc.).

Além do risco, com o advento da internet e meios de comunicação, há que se ter cuidado com fraudes, ou seja, entregar seus recursos a empresas e/ou pessoas estelionatárias, que frequentemente com ofertas atraentes (rendimento alto ou facilidade de ganhos rápidos), conseguem “enganar” alguns investidores distraídos.

Algumas dicas do Boletim 1Proteção do Consumidor/Investidor são:

► “...todo investimento envolve uma probabilidade de insucesso, variando apenas o grau de risco”.

► “ ...antes de investir ou sempre que receba uma oferta de investimento, deve-se veri! car se a pessoa está autorizada a oferecer títulos ou valores mobiliários ao público, bem como se esses investimentos, de fato, existem”.

► “...agentes autônomos, também devem ter registro na CVM e possuir vínculo com a entidade que dizem representar”.


Atenção: Os agentes autônomos não podem receber dinheiro diretamente dos investidores ou substituí-los nas decisões de investimento, não cabendo a eles, tampouco, administrar os investimentos. As decisões de compra ou venda de determinado ativo terão que ser tomadas, sempre, pelo investidor.


► “...não há garantia quanto à rentabilidade, podendo haver perda do capital investido”.

► “Não acredite em promessas de ganhos fáceis ou muito elevados, nem leve em consideração boatos, dicas e informações de fontes não autorizadas a aconselhar investimentos. INVESTIGUE antes de INVESTIR”.

Portanto, fiquem atentas(os) quando iniciar seus investimentos ou alocarem mais recursos aos já existentes.

No próximo post, apresento mais informações sobre algumas destas publicações.

Compartilhar: