2 - Compras on-line – dicas de seguraça – segundo a PROTESTE

2 - Compras on-line – dicas de seguraça – segundo a PROTESTE

Caras/os Leitoras/es,

Em prosseguimento ao levantamento da Associação Brasileira de Defesa do ConsumidorPROTESTE (https://www.proteste.org.br/), sobre os meios de pagamento nas compras on-line, veja mais algumas dicas:

No post da semana passada, apresentei os principais facilitadores de pagamento, mas afinal, você faz ideia do que são facilitadores de pagamento?

Caso sua resposta foi negativa, pode ser que você ainda não foi apresentada(o) formalmente a ele, ou seja, você compra na internet, deve ter sido direcionado a um facilitador de pagamento, mas não percebeu.

Por exemplo, quando você é encaminhado a alguma outra página, onde são solicitadas suas informações pessoais de pagamento, para agilizar a compra. Então, neste caso, invariavelmente, tem uma empresa facilitadora desse pagamento, garantias do negócios entre as partes, dentre outros benefícios.

Algumas dicas são importantes, antes de você realizar determinadas transações por meio da Internet:

·       verifique se o site a ser utilizado tem características de segurança;

·     um dos detalhes para checar se seus dados pessoais ficam restritos ao site que você está comprando, é a transferência do domínio de https para httpss, ou seja, o site deve colocar um “s” nas letras iniciais do endereço de internet;

·      os facilitadores de pagamento on-line evitam que você deixe seus dados para cada site de compra, neste caso ele acumula seus dados pessoais e somente valida a transação (compra), porém não repassa as informações de cartões de crédito, vencimento e número de segurança; e,

·    em caso de não entrega do pedido, caso você tenha realizado a transação por meio dos facilitadores de pagamento, seu dinheiro é devolvido, ou seja, sua compra está garantida.

Vejam, as compras na internet estão caindo no gosto da maioria das pessoas, obviamente, por ser um campo de conhecimento negocial novo para muitos brasileiros, pode gerar dúvidas ou insegurança. Neste caso, o melhor caminho é obter mais informações à respeito desse processo, ou mesmo, checar a idoneidade do fornecedor, sua política de devolução, se está no “reclame aqui”, etc.

Na próxima semana, apresento novo assunto.

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